VACINAR É PRECISO

Vacinar é um privilégio que não pode ser desprezado por ninguém. Uma vacina á fruto de milhares de dólares investidos em pesquisas, para que um país possa se livrar de uma doença que aumenta os custos do seu sistema de saúde, com internações e tratamentos laboratoriais, além de   perdas de vidas humanas. 
É lamentável ler a notícia de que o governo do Maranhão vai sortear prêmios para incentivar a população a tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. É triste ser preciso premiar uma pessoa para que ele aceite receber algo que é bom para ela. Vejo isso como  fruto do baixíssimo índice de desenvolvimento daquele estado. 
Paralelamente temos outras vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS, que devem ser buscadas. Essa semana, após vencido o prazo das duas doses da imunização contra a covid 19 fomos à UBS-Belisário para recebermos a vacina contra a gripe.
A gripe é uma doença que afeta milhões de pessoas todos os anos e é uma causa importante de morte, principalmente em crianças e idosos. A vacinação anual da gripe é uma importante medida de saúde pública para a prevenção de complicações graves, como pneumonia e infecções bacterianas secundárias, por isso é importante entender como funciona a vacina contra gripe.
Essa vacina protege contra 3 tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B/Victoria e é muito importante para diminuir sintomas graves, internação e óbitos! Essa que está sendo oferecida neste ano é diferente da vacina de 2020, com alteração de 50% das cepas. Além disso, os anticorpos da vacina contra gripe diminuem com o passar do tempo e, por isso, é essencial a imunização anual. 
Então é simples: se você tomou a vacina no ano passado, deve tomar neste ano também; se nunca tomou, sempre existe a primeira vez. 

Fonte:
https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe#:~:text=Neste%20ano%2C%202021%2C%20a%20vacina,sintomas%20graves%2C%20interna%C3%A7%C3%A3o%20e%20%C3%B3bitos!&text=A%20Secretaria%20de%20Sa%C3%BAde%20orienta,receber%20a%20vacina%20contra%20Influenza.


Comentários

  1. Tendo à mão, devemos também tomar a vacina contra pneumonia, oferecida gratuitamente pelo SUS a crianças e idosos. Quanto menos pegarmos estas doenças que debilitam nosso organismo, menos oportunidade para outros vírus se instalarem.

    Deixo o link de um vídeo bem curtinho em que o Dr. Drauzio Varella explica esta necessidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês