UM RESPIRO CULTURAL

Nesta segunda-feira, dia 14/09/2020, os primos Lucas da Mata, encarregado das fotos e Maria José, companhia muito agradável e paciente, fomos, em taxi, de Miradouro a Miraí e Cataguases como num voo de pássaro. 

A viagem durou apenas quatro horas, mas deu pra matar um pouco as saudades do compositor e cantor de outros tempos, Ataulpho Alves, de Miraí e do cineasta, Humberto Mauro, de Cataguases.

       

Na chegada a Miraí, da estrada já avistamos o Mausoléu de Ataulpho. Paramos, para admirar de perto a obra da arquiteta Fernanda Lara, a importância do monumento e de onde também se tem uma vista geral da pequenina cidade, neste trecho da Zona da Mata mineira.

Ali por perto, avistamos também o prédio imponente do hotel e o da igreja matriz. 

No Centro Cultural fizemos um vídeo com o coordenador, Sr. Milton Miranda, pessoa muito receptiva, com quem ficaríamos dias conversando sobre o movimento cultural da cidade-berço de um dos maiores compositores e intérpretes da música popular brasileira, no séc. XX.  Ataulpho Alves, que viveu entre 1909 a 1969, o auge da carreira no Rio de Janeiro, será sempre lembrado por suas canções filosóficas, como: Atire a Primeira Pedra, Ai Que Saudade da Amélia, Mulata Assanhada, etc.  

             

Milton é um apreciador da Cerveja D. Nina, produzida pela Beerlisario, assim batizada devido a generosidade do cervejeiro mór Renato Sigiliano.

Fotos retratando a pobre família de Ataulpho, que nos foram remetidas pelo Sr. Milton Miranda.
Também o registro dessa visita do ilustre cantor, acompanhado de sua avó e netos.
É marcante o grande amor desse brilhante cantor à sua terra natal, Miraí. Dizem por lá até que sua canção "Meus Tempos de Criança" é uma espécie de "hino nacional" da cidade, apresentada em todos os eventos importantes. Essa canção, sobre sua infância em Miraí, termina com a frase "eu era feliz e não sabia”, encerrando uma alusão a essa fase da vida de todos nós.
                      
Fomos em seguida à praça onde encontramos somente o local vazio onde ficava a bela, grande e inspiradora estátua do compositor, retirada agora para restauro. 

Não poderíamos deixar de visitar a histórica estação de trem , lembrando a Leopoldina railway, trem de ferro que não existe mais por ali,  onde há um mural de bronze retratando Ataulpho.

Uma bela e bem cuidada praça...
Casarios retratam uma época de glória na cidade.
A bela matriz também merece ser registrada.
Partimos para um segundo respiro cultural, agora na cidade de Cataguases.
            
A cidade tem como seu cidadão mais ilustre o cineasta Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro, falecido em 1983.
Mas, na verdade, ele nasceu em Volta Grande, uma cidadezinha próxima a Além Paraíba, terra também do Prof. Víctor José Ferreira, um dos grandes incentivadores da preservação da memória ferroviária no Brasil. Naquela cidade também há um museu contando grande parte da obra de Humberto Mauro. Mas, de fato, ele viveu e trabalhou fazendo cinema em grande parte de sua vida na cidade de Cataguases. 
A cidade tem uma história também muito rica.
Essa bela chácara pertenceu à Sra. Mônica Botelho, que se encontra no Rio de Janeiro, em tratamento de saúde, tendo sido doada por ela, para a prefeitura de Cataguases, para funcionamento de uma Casa de Leitura.
Mônica é diretora presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e representante da ENERGISA em dezenas de ações de incentivo à cultura em toda a região da Zona da Mata Mineira, inclusive Muriaé.

Ir a Cataguases e não estar com Mônica Botelho é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa, dizem.  Ficam aqui, Mônica, os nossos votos por sua pronta recuperação, menina!

Na praça fomos abordados por Washington, que morou em Muriaé já sendo nosso conhecido. 
                        

Um dia muito agradável. Um refrigério para as nossas almas.

Matéria de Nina Campos




Comentários

  1. Que delicia de viagem... Ao ler, viajei junto c vcs... Acredita que não conheço Miraí??? Na proxima ida aí em Muriaé, quero conhecer a cidade! Bj

    ResponderExcluir
  2. Quanta riqueza cultural. Lindo!
    Lenir

    ResponderExcluir
  3. Botar o pé na estrada é mesmo muito bom. Você e Mirian que o diga. A gente volta pra casa revigorado, descansado, cheio de ideias e pronto para as lutas diárias. Hoje a prima Ma. José está operada de varizes, no Prontocor, em Muriaé e passa bem. Quando for permitido, outra vez certamente iremos juntas para um outro "respiro cultural", pela Zona da Mata mineira. Se o embelisariomg nos permitir, enviaremos uma matéria contando o resultado de nosso garimpo. Obrigada, Cléber, pela publicação de nosso relato sobre Miraí e Cataguases, enxertando inclusive
    informações de muito valor histórico e cultural. Parabéns, seu trabalho é brilhante e de valor incalculável.

    ResponderExcluir
  4. Que bela matéria, parabéns é sempre muito bom viajar na história afinal o maior legado do homem é o conhecimento. Rildo A Souza.

    ResponderExcluir
  5. Que saudades das aconchegantes cidadezinhas moneiras! Dão parte da minha história, mas ficaram para trás há 60 anos.
    Eu não sabia que o Ataulpho tinha nascido em Volta Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celi, minha querida: você é a também ilustre diretora de uma colégio ai na Urca, viúva do prof. Victor José Ferreira a quem se refere o blogueiro, Cléber. Quero dizer que quem nasceu em Volta Grande foi o cineasta Humberto Mauro - não o nosso querido Ataulfo, que era de Miraí (zona rural).

      Excluir
  6. Que felicidade ver o querido amigo Milton Miranda e a acima de qualquer elogio Dona Nina na mesma foto. Ainda mais no indefectível Blog Embelisario. Demais. Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  7. Q belo passeio, !!! Tanta beleza tão perto de casa . . 👋👋👋👋👋👋👋

    ResponderExcluir
  8. Agradecida pela iniciativa de mostrar as belezas da nossa linda e muito amada Minas Gerais.Parabens.Elizeth

    ResponderExcluir
  9. Que delícia! Posso dizer que já conheço o que há de melhor nessa cidade. Não esperava outra coisa, quando vi o Lucas nas fotos. Esse menino é encantador. Ele, sendo tão jovem, nos enriquece com seu conhecimento e gratidão às coisas, que muitos não valorizam mais nos tempos dessa geração. Que orgulho tenho desse grande e belo rapaz. Parabéns pela reportagem!������

    ResponderExcluir
  10. Uma viagem ao nosso passado. Parabéns Lucas e D. Nina pela reportagem.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a matéria. Parabéns a todos envolvidos na preparação!!!!

    ResponderExcluir
  12. Que passeio maravilhoso, viajamos com vcs, é maravilhoso passear com vcs. Cada dia uma cidade diferente. Miraí cidade de Ataulfo Alves. Parabéns pela matéria TB.

    ResponderExcluir
  13. Que viajem no tempo linda ! Dá pra sentir o amor em cada detalhe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês