CONHECENDO PESSOAS ESPECIAIS NA CAMINHADA NA GRAMINHA

O doutorando Guilherme, que se dedica a pesquisas já há anos aqui na Serra do Brigadeiro, nos alertou que a caminhada depois daquela cachoeirinha na propriedade do Sr. Jesus, na Graminha, deveria ser estendida. Pois, fomos lá nessa sexta.
Demos uma desviada à esquerda para ver de perto uma casa bem lá no alto, num ponto estratégico.
Vimos um pessoal catando café numa lavoura.
Estacionamos e fomos ver o trabalho deles. Não eram quaisquer catadores e nem colhendo qualquer café.
Mostrei para você a Carminha do restaurante e falamos de um café especial que seu filho produzia. É este ai, o "Nem".
Numa entrevista que vou postar ele vai falar desse Café Saldino, que você acha para comprar no site www.melhorcafe.com. É café de "bebida mole" pouco comum em nossa região, catado com dois dedos, apenas os grãos maduros, sem uso de colhedeira ou através daquele gesto de puxar o ramo e jogar no pano que fica debaixo do pé.
Ele nos deu uma entrevista e vai lhe explicar isso.
Finalmente, conhecei o famoso Leandro Santana Moreira, Biólogo e Mestre em Biologia Animal pela UFV, que vem trabalhando há mais de cinco anos com o muriqui-do-norte, espécie de primata exclusiva da Mata Atlântica brasileira. Ele faz isso através do projeto "Serra do Brigadeiro: Montanhas dos Muriquis".
Leandro é autor do livro "As Aventuras de Luna: em busca do paraíso natural", que eu tenho comigo, voltado às comunidades do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Ele nos ensina que existem duas espécies de muriquis: os do norte, Brachyteles hypoxanthus e os do sul, Brachyteles arachnoides. São os maiores macacos das Américas, ameaçados de extinção devido à imensa devastação de seu habitat natural, a Mata Atlântica. Não bastasse isso, os muriquis são desconhecidos por boa parte da população brasileira e assim correm risco de desaparecer.
Outra agradável surpresa conhecer o Doutor Bruno, professor da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo. Ele está em isolamento social aqui, com a sua esposa e filho e temos esperança de que acabe ficando conosco.
Você verá aqui essa entrevista amanhã e vai se surpreender com o ilustre professor. Conhecemos também a sua esposa Itaciara, também graduada em Agronomia, mas deixamos de fotografá-la, sem querer. Mas teremos outros encontros. Deixa a pandemia passar.

Num alto de serra, a quase um mil metros de altitude o café tinha de ser selecionado, acompanhado de broa de fubá com melado.

Mais uma vista da lavoura.

"Nem" está construindo essa casinha...
Com direito a essa bela vista.
Voltamos para pegar o carro.
Mas ainda vamos caminhar mais.
E fomos subindo.

Estacionamos na propriedade do Sr. Jesus e retomamos a partir daquela cachoeirinha, que está atrás de mim. Da outra vez paramos nela a caminhada, tá lembrado?
Sempre subindo. Olha aquela cachoeira!
Casa sem moradores. Essa é a realidade do campo.
Qual será a altitude aqui?
Ali a Reserva Natural Pico da Graminha-Iracambi.
Essas paredes devem ter muitas histórias para contar.
Foi uma caminhada puxada. Vamos voltar. Valeu a dica, Guilherme!
Aqui a tal Cachoeirinha.
A patroa está vindo atrás.
Esperar sentado é melhor.
Último registro para fechar a matéria.
Como lhe disse, tenho 3 vídeos para lhe mostrar. Mas hoje não.