VAMOS OUVIR O SINDICATO

Conversamos com Eduardo Alcântara, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região sobre as medidas anunciadas. Ele também está buscando resposta pois, como disse, tudo está acontecendo de forma muito rápida. Muitos poderiam estar agora numa situação mais tranquila para receber esse benefício, já que o sindicato sempre orienta aos agricultores que o Governo tem 26 bases de cruzamento de dados e assim deve haver muita clareza na hora de prestar informações. Por não observarem isso, muitas pessoas têm tido suas DAPs- Declarações de Aptidão ao Pronaf canceladas e estão recebendo notificações, tendo seus benefícios revisados. Pessoas que deram informações falsas estão sendo punidas. Eduardo sempre adverte que coisas que venham ajudar hoje, como esse benefício, podem trazer problemas futuros, se houver informações erradas.
O CAFÉ- Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é um cadastro relativamente novo. O sindicato vem orientando os agricultores, pessoalmente e através de programas de rádio, que se mantenham atualizados, que preencham os cadastros e as informações solicitadas pelos diversos órgãos, mas muitos só buscam isso quando precisam e o Governo vai fechando o cerco. Muitas pessoas não procuram o sindicato, com medo de pagarem uma mensalidade e acabam ficando desprotegidas. Eduardo acha que poucas pessoas fizeram esse cadastro, que agora será utilizado para o pagamento dos R$600,00.
Ele também informou que tem conversado com muita gente discutindo o assunto, através de grupos de zap. O que ele acha bom é que a maioria dos trabalhadores rurais de nossa região é cadastrada no CAFÉ- Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, por receberem Bolsa Família. Esses estão garantidos. Talvez tenham que atualizar o cadastro. Isso será definido na próxima semana.
Quem não está cadastrado como MEI-Micro Empreendedor Individual ou no CadeÚnico, poderá preencher o formulário que será fornecido por aplicativo, e esse será auto declaratório. Nenhuma entidade vai homologar isso. A responsabilidade das informações será da pessoa. O sindicato orienta para que haja honestidade nas informações.
Em resumo, muitos serão atendidos por estarem inscritos no Bolsa Família e possivelmente por esse documento auto declaratório, que as pessoas farão pelo aplicativo.

Comentários

  1. Que prazer rever Eduardo Alcântara, filho do Toninho do Barracão, da Comissão de Frente nas Cavalgadas do Agricultor para festejar o Dia 1º de Maio. "Filho de peixe é peixinho "! Eduardo, que na adolescência sempre colaborou com o Grupo de Artesãos de Belisário, sempre muito focado e inteligente, hoje é Presidente de importante Sindicato que abarca Muriaé e Região. Que bom, nosso cumprimentos. Você é orgulho para todos nós de Belisário e trunfo para o Sindicato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês