VAMOS OUVIR O PREFEITO

Acompanhado do Dr. Paulo César,  Sec. Municipal de Saúde e também do médico, Dr. Daniel, o Prefeito Grego passou ontem, dia 17/04 novas deliberações do Comitê Gestor Covid 19- Muriaé. As decisões são pautadas nas decisões do Governo do Estado e ele lê uma matéria do Governador Romeu Zema, onde declara que cada prefeito tem autonomia a para tomar decisões, e que o governador disponibilizará, na próxima semana, uma cartilha com vários protocolos para orientar os municípios. 
Grego destaca também a fala do Presidente da República dando posse ao novo Ministro da Saúde, em substituição ao Dr. Mandetta, onde ele sinalizou que não o mais rápido possível, mas precisará haver flexibilização, sinalizando a passagem para um distanciamento social agora seletivo.
Também o prefeito destaca a fala no novo ministro, em artigo anterior por ele publicado, da importância da aplicação de testes em massa na população, para se detectar o Coronavirus . Essa também tem sido a grande preocupação do Comitê em Muriaé, já que o Governo do Estado não tem liberado exames suficientes para a população. 
Grego determinou que nessa sexta o Secretário Municipal de Saúde oficie à Secretaria de Estado e ao Ministério da Saúde para que disponibilizem, de imediato, testes para a população de Muriaé.
Dr. Daniel destaca que foi benéfico para Muriaé as medidas de distanciamento adotadas até aqui, e mostra temor quando á forma que se possa pretender fazer nessa flexibilização. Destaca que toda a população deve ser responsável nessas medidas que venham ser adotadas, isso envolvendo empresários e o povo em geral. Que seja ela feita de forma correta pois erros serão de grande impacto negativo.
O uso de máscara deve ser adotado de forma rigorosa por parte de todos, podendo ser máscaras feitas de forma caseira.
Dados atualizados são: 9 pacientes em investigação, 73 em observação, 39 descartados e 5 confirmados. Esses números foram obtidos pelos cuidados de isolamento tomados até aqui, segundo o Secretário. Informa que Muriaé tem 81 leitos de UTI. Desses, 72% já estão ocupados, mas apenas 37% em uso de respirador. 
Muriaé vai aguardar a publicação da cartilha por parte do Governo do Estado. Algumas decisões foram tomadas pelo Comitê.
1. Liberação de funcionamento das óticas, por serem da área de saúde
2. Liberação do setor de tecnologia e informática.
3. Idem uma empresa de armamento e munição, por se tratar de área de segurança.
4. Obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os empregados do comércio, que devem ser fornecidas pelo proprietário.
5. Também será obrigatório o uso de máscaras para qualquer pessoa que entrar no comércio. O proprietário não deve permitir a entrada sem máscara. Também cabe ao proprietário:
a. Fornecer álcool em gel para uso de quem entrar no comércio.
b. Somente poderá entrar 1 cliente para cada 10 metros quadrados de área livre do comércio.
6. A Prefeitura fornecerá um aplicativo para receber denúncias e informações, para melhor controle da situação.

7. Cada comerciante deverá preencher de uma autodeclaração com o seu CNPJ comprometendo-se em cumprir o que foi definido. 
O prefeito finaliza lembrando que o momento é de união e solidariedade e não de divisão política entre esquerda e direita. Muitos estão carecendo de ajuda de alimentos. Também lembra que só deve sair de casa quem tiver muita necessidade.


Comentários

Posts mais visitados do último mês