CEL. CHICO GOMES: VAMOS FALAR DESSE CIDADÃO?

Dia 10 de janeiro é uma data que deve fazer parte do calendário de Belisário. Dando uma volta no Museu essa semana, Angelina, Sônia e eu vimos, pela cadernetinha com apontamentos diários de Francisco Gomes Campos, que nos foi gentilmente doada pela neta Nilza (BH), que nesse dia, do ano de 1870, nascia esse homem, o Coronel Chico Gomes, muito ligado ao desenvolvimento de nosso distrito. Dessa forma ele faria 150 anos em 202.
Veja o cartão de Nilza Braga e a caderneta.
Aqui o Coronel fazia seus apontamentos diários. Começa no dia 1° de janeiro de 1948. Maria Clementina, a quem ele se refere, era a sua nora, esposa de Joaquim Gomes e mãe de Madalena, hoje moradora de Belisário.
Outra curiosidade: ele amava charadas. Quase todas as páginas ele fecha com uma delas.


Da página 301 do Tomo II do livro História de Belisário, de Nina Campos, tiramos que ele, embora tenha nascido em Itamuri, dirigiu grandes obras aqui, como vereador nomeado do distrito, que englobava o agora Pirapanema, Itamuri e Limeira.
Em Belisário o Coronel Chico Gomes instalou a primeira usina para gerar luz elétrica, junto com o genro João Braga. Um de seus netos comentou na matéria que essa criação se deu junto com o filho Joaquim Gomes. Chico Gomes também desmembrou o distrito de Rosário da Limeira, criou o cartório, iniciou a implantação das primeiras redes de esgoto, e água... junto com seu filho Joaquim Gomes e o irmão Zequinha Gomes, continua relatando o livro..
Uma outra sua ação que a autora Nina Campos destaca no livro é a de ter ele criado a Escola Municipal. É aí que eu quero chegar. O cidadão cria a escola e exatamente no ano de seu sesquicentenário de nascimento a prefeitura inaugurará um novo prédio para escola. Não acham que isso não pode passar em branco? Alô família Gomes Campos! Vamos comemorar isso na ocasião própria?


Comentários

  1. Sem dúvida. Nosso avô merece essa homenagem. Só uma pequena correção :A usina elétrica foi criada por ele e meu tio Joaquim Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Legal! Corrigi lá, embora assim conste do livro de Nina Campos. Quem é o neto que comentou isso?

    ResponderExcluir
  3. Interessante notar que o Coronel Francisco Gomes Campos salvou Belisário de muitas safadezas que intrusos iam introduzindo no lugar, uma das causas da saída de meu avô, Neca Mariano com sua família, restando no lugar apenas Heduviges, nora de Belisário Alves Pereira, já casada pela 2ª vez e criando sua nova família, cujos descendentes ainda estão por ai: Amelinha, Anna Maria, Angélica (Paquita), Zezinho e, creio, alguns sobrinhos. É ótima a ideia de resgatar a história
    de Chico Gomes no seu sesquicentenário de nascimento e festejá-lo com muito respeito, para que o povo de Belisário, sobretudo a juventude de agora, saibam quão merecedor ele é de ter seu nome na praça principal do lugar. Denominação feita em 1963 pelo prefeito de Muriaé, Engº Hélio Araujo e importantes pessoas da época no lugar, como Sr. Roldão Pimentel, Waldemar Costa e outros. Embora nunca tenha morado em Belisário, esse cidadão de Itamuri , como vereador pelos dois distritos, promoveu grandes obras, como o tabelionato, a nomeação de d. Mª Amélia Meireles Calais, etc. Até então, os logradouros do lugar não tinham nomes, as ruas e demais praças ganharam o nome que ostentam hoje, todos homenageando com muita justiça belisarienses que muito fizeram pelo lugar e não podem ser esquecidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês