O QUE ME PREOCUPA?

Esse foi o tema do 49° encontro do Projeto Mente Ativa, com pessoal da Terceira Idade.
Entre outras atividades, eles tiveram a oportunidade de refletir sobre as diversas preocupações que carregaram ao longo da vida. 
A coordenação conduziu a conversa lembrando o que os preocupou em fases diferentes da vida. Como crianças, adolescentes, jovens, como mães/pais ... até chegarem aos dias atuais. Recordaram as dificuldades que enfrentaram na criação dos filhos, o que comprometia até mesmo o sono de algumas.
E sob a orientação de Dani Clemente e Sônia, já que Angelina não pode estar presente, foram motivadas a reduzir as preocupações em relação às coisas que não podem mudar.
E dentre as preocupações atuais foi destacado o temor por parte de alguns de perderem a aposentadoria, terem a saúde fragilizada...
O encontro contou com a presença especial de estudantes do 6° ano, que irão apresentar um trabalho na Feira de Ciências que tem relação com as preocupações deles crianças e as novas preocupações, agora como pré-adolescentes. Eles ouviram muito e também quiseram saber como era aplicada a disciplina nos filhos na época dos mais velhos. Castigo? Surra? Conversa?
As respostas foram diversas, mas com certeza havia castigo mais rigoroso do que hoje, inclusive de mandar trabalhar como forma de correção.
E ao final sempre um bingo para algumas sortudas como Creuza...


Neusa Toscano...
E Jumara. 

Dani Clemente também destacou, na sua avaliação, que foi bem claro por parte de muitas que se fosse dado oportunidade, muitas coisas seriam feitas hoje de forma diferente. Elas teriam agido de outra maneira, vendo agora com um olhar mais amadurecido.
Por minha conta eu lembro a música de Lupicínio Rodrigues:
Esses moços
Pobres moços
Ah! Se soubessem o que eu sei

O próximo encontro ficou marcado pata terça-feira, dia 12 de novembro.



Comentários

Posts mais visitados do último mês