BELISARIO VOLTA A SER TEMA DE FILME

Por 3 dias ela e uma equipe estiveram em Belisário, hospedada na pousada do GAB. Fiquei logo curioso quando Sônia me falou e pedi que ela fotografasse e descobrisse o que esses jovens vieram fazer. Ontem a figura importante me mandou áudios explicando que está dirigindo um curta metragem que mostrará as riquezas naturais de nossa região.
O projeto tem o patrocínio da Prefeitura de Muriaé, através da FUNDARTE, que lançou um edital após a assinatura da Lei Municipal 5.763, que tornou Patrimônio Hídrico cerca de 10 mil hectares no entorno de Belisário, com o objetivo de proteger a região do extrativismo de minério, o que poderia colocar em risco as suas muitas nascentes, fauna e flora.
Ela é Thamara Coelho e pretende mostrar tudo isso no filme, inclusive a mobilização existente para lutar em favor da preservação de tudo isso. O trabalho tem também a participação do cinegrafista Rafael Phields, de Muriaé, e de Belo Horizonte veio Rafael Oliveira (foto) operador de som. Thamara nos informou que já foram concluídas as filmagens e entrevistas, faltando apenas, tomadas de drone.
O filme deverá ficar pronto em dezembro e será exibido em Belisário, Muriaé e outros locais, através de participação em festivais no Brasil e no mundo.

Ela é “prata da casa”, filha de Arlete Pereira, neta, pelo lado materno, de Manuel Ferreira e Dorinha, já falecidos. O pai é José Ponciano, e os avós paternos Juca Ferreira e Alzira. Para facilitar a sua ligação com o nosso distrito vou além; é sobrinha de “Maria do Larcio”. Belisário é uma sociedade patriarcal. A identificação da mulher tem de seguir “fulana de fulano”.
Mesmo tendo nascido em Muriaé, era em Belisário que Thamara passava parte de sua infância, passeando na casa dos avós e tios.
Quando eu falei que Belisário volta a ser tema de filme eu lembro A LUTA, de Bruno Benecc, que fez muito sucesso em festivais, e que teve muitas cenas tomadas em Belisário com apoio também do GAB. Reveja a matéria 

E outro curta metragem que eu amei foi TUDO QUE MOVIMENTA, produzido exatamente por Thamara Coelho, como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, pela Universidade Federal de Brasília. Também fiz referência a isso na matéria posterior, já que não tinha ainda o blog quando ele foi produzido.


Comentários

  1. E em 2007, foi tema do GLOBO REPORTER, dirigido pelo ator e jornalista, Luiz Gustavo, que veio com a equipe da Globo a Belisário. Gravação em video no Museu TIC-TAC, de Belisário. Parabéns, terra querida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês