PARABÉNS PROFESSOR!

Hoje é o seu dia. Um pouquinho de história, como gosto sempre. 
Foi no dia 15 de outubro de 1827 que Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial criando a Escola de Primeiras Letras. A partir disso, todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. 
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até a forma de contratação dos professores. 
Mas a comemoração da data começou em São Paulo, quando quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar e também traçar novos rumos para o próximo ano. 
A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. 
"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". 
Mas o que queremos mesmo é exaltar essa classe que teve e tem um papel fundamental na minha, na sua e na formação de toda a humanidade. Uma classe que não mede esforços que se dedica se compromete, mesmo que nem sempre receba o reconhecimento, seja na remuneração e até mesmo no respeito por parte de alguns alunos e, por incrível que possa parecer, por muitas famílias destes últimos. 
A última forma gritante de desrespeito que assisti recentemente, se deu por parte do Deputado Estadual Alexandre Knoploch, do PSL-RJ, que protocolou um projeto de lei que obrigaria todos os professores da rede pública a se submeterem a teste toxicológico. 
Mas, entre um desrespeito e outro brotam muitos reconhecimentos. É a partir do reconhecimento da grande maioria da sociedade que a gente espera que esses profissionais continuem caminhando. Que se orgulhem da nobre missão que abraçaram. 
Não se frustrem. Sigam em frente e vamos mudar esse mundo!.
Resolvi pesquisar o Grupo Escolar Lafayette Cortes no Google e de lá tirei essas fotos que imagino serem recentes. Foi a minha primeira escola, onde ingressei com 7 anos, para fazer o "grupo", em 1960, em Além Paraíba.
Obrigado às minhas professoras Ione, Terezinha Diva, Terezinha Gomes... algumas dessas no céu e com as quais dei os meus primeiros passos na educação e aos muitos outros que participaram dessa trajetória, em Cachoeiro de Itapemirim, Belo Horizonte, no Granbery (JF) e nas faculdades de Engenharia e Direito.  Sem vocês eu nunca chegaria onde cheguei.

Comentários

Posts mais visitados do último mês