VEJA COMO FOI A AUDIÊNCIA PROMOVIDA PELO CODEMA EM BELISARIO

Aconteceu na noite de terça, no GAB, sendo promovida pelo CODEMA-Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.   
 Muitos carros e dois ônibus na porta.
Cheguei um pouco depois de iniciado e assim perdi algumas explicações. Uma mesa foi composta com a presença do Frei Gilberto, Vereador Jair Abreu, representante do MAM-Movimento pela Soberania Popular na Mineração, Eduardo, que é o Presidente do Sindicato Rural, José Calais, ativista na defesa do Meio Ambiente na região, e outros.
Lucas, que é membro do CODEMA, me explicou que o IEF é o órgão estadual responsável por receber o pedido de licença feito pela Mineração Monte Alegre, do Espírito Santo, que se habilitou para retirar granito na região de Belisário. Aquele órgão pede o parecer do CODEMA, que é o órgão gestor da APA do Itajuru. Daí essa consulta à comunidade para ouvi-la, antes de sua decisão. 
            O salão estava completamente cheio.
        Muitas pessoas de diversas partes do Brasil.

Um técnico da empresa que pretende retirar o granito fez uma exposição explicando a forma pretendida para a exploração, os cuidados que pretendem, a área a ser explorada, de 10 hectares (o que equivale a 10 campos de futebol), os cuidados com os rejeitos... Explicou que a saída dos blocos de granito, de 35 toneladas, deve se dar através de carretas, com um bloco em cada, dentre outras explicações.
Logo após o Frei Gilberto fez uma veemente manifestação, resumindo que qualquer consulta apresentada à comunidade de Belisário quanto à exploração de minérios terá sempre a resposta negativa pois, mineração de qualquer natureza aqui não pode haver. Esta  é a palavra de ordem, reforça ele.
O Frei também apresentou um grande grupo que veio participar de um seminário em Muriaé, com o tema Diferente Formas de Dizer Não, com representantes de vários estados brasileiros. Eles estão em Belisário para também dizerem não a esse projeto. São pessoas vindo do sul do país, sul de Minas, Viçosa, Muriaé, Bahia, Ceará, Pernambuco, Amazonas...
Frei Gilberto também disse ter recebido uma ligação, na segunda-feira, do Prefeito Grego, que justificou a sua ausência, por estar em Brasília, mas que o autorizou a falar que a administração municipal se manterá contrária a qualquer atividade minerária em Belisário.
Zé Calais reforçou a necessidade de se proteger a água de desce de Belisário para abastecer Muriaé e outras comunidades. Que tudo o que tem sido feito em Belisário contra mineração tem se lastreado em consultas técnicas e pareceres científicos de universidades, que apontam os impactos negativos da atividade minerária e os danos de seus rejeitos.
Vários outros pronunciamento aconteceram, como o de Zezinho, que deu ênfase na saída desse granito em pesadas carretas, o que danificaria as ruas e as estradas de Belisário.
Chico Oliveira declarou que mesmo sendo de outra religião, tem grande admiração pelo Frei, que além de pregar a Palavra de Deus também prega o amor à vida.
O Frei pede que os moradores de Belisário votem em relação à autorização para a exploração do granito.
O moradores se colocaram de pé e por unanimidade disseram não.

Esse é um advogado de um movimento popular do Sul de Minas, onde há exploração de granito  e também veio participar do seminário em Muriaé.
Representante do CODEMA.
Vereadora Mirian Facchini.
Essa é médica no Ceará, e participante do seminário. Falou dos riscos à saúde decorrentes da exploração do granito.
A sensação da noite foi a manifestação da nossa Claudiane, que reforçou que, além de fazer mal à saúde dos empregados a serem contratados, a exploração do granito também fará mal aos moradores. Começou dizendo que erra quem pensa que criança não sabe de nada.
Ela foi aplaudida de pé.
Um caldo foi servido aos presentes, oferecido pelos organizadores.
Olha de onde veio esse pessoal! Serra Talhada-Pernambuco dista 1.800 km de Belisário.
Aqui tem gente de todo o país.
E foi assim. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.





Comentários

  1. O vereador Lelei e sua equipe não compareceram à audiência?
    Ele foi eleito para representar os interesses da população Belisarense, e a mesma já demonstrou ser contra a mineração na região.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o fato de não participar da reunião do CODEMA o vereador Lelei se manifesta justificando a sua ausência por ter reunião na Câmara Municipal na qual ele é o vice-presidente, votando em projetos também de interesse da pulação. Lamenta que tenha coincidido com o dia da Audiência mas sua assessora Naira ajudou na organização do salão para o evento e estave presente na reunião.
    A posição da comunidade é clara quanto à entrada da mineradora na região, e a política do vereador está alinhada ela e à administração do executivo municipal e esclarece ainda que procurou o Frei Gilberto antes da reunião para expressar seu apoio à negativa de sua autorização.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês