SANTOS II

Segunda parte da nossa ida a Santos. Ainda estamos no Museu do Pelé. Algumas amostras de café na lanchonete. Muita coisa em Santos gira em torno do café.
Li que as primeiras mudas de café foram plantadas ainda pelos idos de 1720, na província do Pará. As primeiras sementes do café para o Brasil foram trazidas por Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa.
A partir de 1837, o café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil Império, quando surgiram os “Barões do café”, que sustentaram financeiramente o Império brasileiro.
Ferrovias foram construídas para transportar de forma mais rápida o café das fazendas para os portos, principalmente o Porto de Santos
Aqui tem o Museu do Café, que quero conhecer gostaria de participar de um Festival Santos Café.

Ao lado da Estação Ferroviária do Valongo visitamos  a Ordem Treceira da Penitência
Veja aí: datada de 1641.
A turma continua no Museu do Pelé.  Alguns caricaturistas desenham o rosto das pessoas gratuitamente. Aliás, o turismo em Santos tem essa característica. Achei barato as programações, ao contrário de SP. Idem a alimentação.
Tiago e Léo. Um raro momento em que o moleque ficou quieto.
Sensacional esse duo musical. Sax e teclado, com músicas de altíssimo nível. Muitas músicas de joão Gilberto, enterrado também ontem. Que perda para a MPB.
Mais uma foto da Estação Valongo. É muito linda!
Hoje um belo restaurante no saguão da estação. lindos e baratos pratos, à base de frutos do mar.
O Restaurante-Escola Estação Bistrô é o resultado de uma parceria exclusiva entre a Universidade Católica de Santos e a Prefeitura de Santos para inclusão de jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Todos os dias, são oferecidas duas opções de pratos, elaboradas pelo chef e preparadas pelos jovens do restaurante-escola.
Um programaço. Vamos fazer um passeio guiado de bonde pelo Centro Histórico.
A turma do CISV faz a maior farra.

Vamos lá, motorneiro! Dê a partida!
 
Quero fazer uma visita guiada a essa parte antiga do Porto de Santos. 
A guia vai falando sobre cada casarão. Muita informação e me perdi. Quase tudo ligado ao café.
Uma muda foi plantada aqui.
Uma boa notícia: A utilização das ferrovias para a movimentação de cargas pelo Porto de Santos, no litoral de São Paulo, cresceu cerca de 42% nos últimos seis anos. Atualmente, esse modal é responsável por transportar 26,3% do volume total de cargas movimentadas no maior porto do Brasil. Os dados são da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Aquele casarão branco, com janelas verdes eu não esqueci.
Você estudou sobre José Bonifácio de Andrada e Silva foi "o Patriarca". Ele foi professor de direito na escola de Recife e depois em São Paulo, e teve como alunos figuras como Rui Barbosa, Castro Alves, Joaquim Nabuco, Rodrigues Alves e Afonso Pena. Notabilizou-se pela defesa do sistema parlamentarista e do voto dos analfabetos e participou do movimento abolicionista defendendo a libertação dos escravos de forma imediata e sem indenização. 
A alfândega deveria fervilhar na época das exportações do café. Mas isso não acabou aqui. "O Porto de Santos embarcou 25,4 milhões de sacas de 60 quilos de café entre janeiro e novembro de 2018. As exportações da commodity registraram crescimento de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado."
.
Muito legal Isso. O bonde para na rua, na direção desse ouro museu. Um monitor faz umas presepadas, para agradar os turistas.
Com um fuzil de guarda chuva...
Uma bola, afinal estamos na terra de Pelé.
Um cavalinho de pau...
E pedido de aplausos.
Aqui tudo começou na Vila de Santos. Foi a casa de Brás Cubas, um fidalgo e explorador português que foi o fundador da vila. Ele governou por duas vezes a Capitania de São Vicente (1545-1549 e 1555-1556).
Mas não era boa gente. Suas tentativas de escravizar os indígenas resultaram numa revolta que acabou por determinar o surgimento da Confederação dos Tamoios, que só pode ser parcialmente contida pela atuação dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Nós estudamos tudo isso.
Quanta coisa para ser restaurada.
Uma exposição de carros antigos.
Tudo tem história aqui.
Folgado esse moleque.
Fomos almoçar na orla, parte nova da cidade. Ela consta do livro de recordes como a orla mais extensa em termos de jardins suspensos do mundo.

Uma oportunidade para apresentarmos a Praia de Santos para a egípcia.
Frutos do mar no cardápio.
E vamos pra casa. Tá gelado isso aqui. Caiu muito a temperatura e venta muito.
Pegamos o por do sol na subida da Imigrantes.

Repito que foi um belo programa.

Comentários

Posts mais visitados do último mês