O FERIADÃO PROMETE

Pelo zap a gente vai monitorando. A irmã Cibele havia chegado na terça em Muriaé, vindo do Rio e por lá ficou. Hoje ela subiu a serra de carona com os primos Joelson e Ana, que vieram de São Paulo.
Na bagagem frutos do mar, presente delas e dos amigos Beto e Hebe, que já estiveram aqui em Beli. Tem um outro presente para Belisário. Depois eu falo sobre isso.
Mary é amiga de Cibele já há muito tempo. Formaram juntas em Serviço Social.Veio conhecer o famoso Belisário.
Joelson e Ana também não conheciam e olha que as raízes dele estão aqui. É bisneto de Sebastião Gonçalves Martins, que dá nome à nossa praça e teve participação decisiva na formação de nosso distrito, como nos conta D. Nina.
Áurea, mãe de Joelson, nasceu aqui em Beli, na propriedade vizinha à nossa. Ela e a sua irmã Selma, também belisariense, deveriam vir, porém Áurea teve um problema de saúde na véspera.
O almoço já os esperava. Bem mineiro.
Com tantos elogios, olha a cara de felicidade da cozinheira!
Uma descansada e partimos para o campo. Uma tarde linda.
Direção Cachoeira do Nahor, como sempre.
Tá bonita.
Ninguém resiste a uma molhadinha nos pés.
Amém!
Mas temos mais chão pela frente.
Paramos na casa de Toninha. Rangel vai se casar no sábado. Fiquei triste por saber que ele deixou de plantar legumes e verdura, para mexer com serraria. Era um dos poucos produtores na região. Não é fácil viver do plantio.
Ele é muito criativo. Fabricou essa máquina, uma serra para produzir suas tábuas.
Vamos pra frente, aproveitando a luz do dia.
Outra parada, agora na fazenda do amigo Aloísio Rogério, onde estão fazendo a segunda ordenha do dia.
Tudo mecanizado.
O leite sai das tetas diretamente para o tanque de resfriamento.
Um pé de acerola carregado.
Da varanda da casa esse belo visual para a Serra do Brigadeiro, em especial para o Pico do Itajuru, o ponto mais alto do Município de Muriaé, com 1580 metros.
Conhecemos do Dr. Simeão Feres, conceituado Médico Veterinário, que assiste essa fazenda há 30 anos.
Eles estão tratando de inseminação artificial.  Aprendi que a vaca tem 284 dias de gestação, que equivale a 9 meses e meio. Através de aplicação de hormônios, à base de progesterona, é possível reduzir o tempo para a vaca entrar novamente no cio, capacitando-a a  "pegar" nova cria. Se se conseguir controlar esse tempo para 81 dias, ela pode parir a cada 365 dias. Numa análise precipitada você pode achar que isso é um mecanismo para o produtor ganhar muito mais dinheiro. Quem acompanha a vida no campo sabe que a adoção dessas técnicas visa sim, garantir a sobrevivência do produtor. Uma fazenda como essa gera emprego para várias famílias e tem custos de produção elevadíssimos.
"Todinha" tem um bom papo e recebe bem as pessoas.
Mary igual a um pinto no lixo.
A reunião entre Aloísio, o veterinário e Pedrão, o capataz da fazenda, ainda continua. O Dr. Feres está escrevendo todo o protocolo a ser observado para se chegar até a inseminação da vaca. Dia a dia, cada detalhe deve ser observado. A técnica é imprescindível nesse ramo, onde os amadores não sobrevivem.
Só de curiosidade: você consegue ver uma perereca camuflada nessa foto?, 
Nós já vimos esse charrete lá no início. Veja que, horário de verão, já são 19:17 horas.

Uma agradável tarde e amanhã o grupo vai aumentar.

Comentários

  1. Que formidável! Amanhã também vou chegar por aí para conhecer a famosa Belisário... estamos ansiosos!

    ResponderExcluir
  2. Belisário faz parte das histórias que ouço em casa desse sempre, mãe, avós, tios e primos. Mas demorei 50 anos pra chegar aqui.
    Lindo e amável lugar! Ainda mais com a maravilhosa recepção dos primos Cleber e Mirian, tudo superou e muito minhas expectativas!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Belisário faz parte das histórias que ouço em casa desse sempre, mãe, avós, tios e primos. Mas demorei 50 anos pra chegar aqui.
    Lindo e amável lugar! Ainda mais com a maravilhosa recepção dos primos Cleber e Mirian, tudo superou e muito minhas expectativas!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Estou mesmo como pintinho no lixo. Muito feliz por estes momentos maravilhosos em contato com a minha infância, na outrora zona rural do Rio de Janeiro, quando eu subia a roça para plantar milho e aipim com o meu saudoso pai. Tudo isto regado por uma energia divina dos anfitrioes numa receptividade espetacular.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês