OS DOIS ÚLTIMOS DIAS DE FÉRIAS

Mas ainda aproveitando os últimos momentos. Mirian fazendo graça na cozinha preparando camarão no coco, ambos abundantes por aqui.
Vamos rever a cidade para o lado antigo. Ela está muito bem cuidada. A Bahia tem um excelente governador, que já foi reeleito com 75% de aprovação e um excelente prefeito.

O Corredor da Vitória tem o seu charme. Abriga o Museu de Arte da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto e o Museu Geológico da Bahia. É uma das regiões urbanas mais valorizadas no Nordeste do Brasil.


A Igreja N. Senhora da Vitória data do sec. XVI, quando o Brasil foi descoberto. Meus netos foram batizados aqui.

Já depois do Campo Grande.
A Praça Castro Alves é do povo, como o céu é do avião. Mas não vou tentar o Pelourinho, pelas dificuldades do tráfego de carro.
Aqui a gente pega a orla
A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída entre 1739 e 1849 no local onde havia uma capela de taipa de pilão erigida em 1549, que fora construída por determinação do Governador Geral Thomé de Souza.

O famoso Elevador Lacerda, mais uma opção de ligação da Cidade Baixa com Cidade Alta. É o primeiro elevador urbano do mundo. Foi inaugurado em 1873, época em que era o mais alto do mundo, com 63 metros
Muita coisa por fazer por aqui, em termos de restauro.
Sabe aqueles caras imundos, moradores de rua que vivem emporcalhando a frente de sua casa? Pois a gente os vê assim, até conhecer essa Comunidade da Trindade, que trabalha com eles.
Aqui era a Igreja da Ordem Terceira da Santíssima Trindade, localizada no bairro de Água de Meninos, na Cidade Baixa. Inicialmente foi construída uma capela em 1733/1739 mas a igreja foi abandonada pela Arquidiocese de São Salvador em 1990. O templo ficou fechado durante dez anos. A partir de 2000, passou a ser ocupado por um grupo de moradores de rua conhecido como Comunidade da Trindade, sob a liderança do Irmão Henrique da Trindade,  um teólogo e filósofo francês, uma das pessoas mais incríveis que conheci em toda a minha vida. 

O nosso destino era a Sorveteria da Ribeira.
Olha a cara de Gui para tomar um sorvete!
Vovó Mirian sempre atenciosa.
À noite Mariana Mongeroth, amiga de Mari, veio aqui para trazer camisas de crianças, para levarmos para Belisário. Lá vamos discutir com Neuza (Bebeco) e a coordenação do Balé o destino delas. 
Já emendamos com a manhã dessa segunda. Agora sim preparando o retorno. Uma ida ao Mercado do Peixe para repor o estoque lá em casa, em Beli.
Isso são arraias, pescadas em mar aberto, no Litoral Norte.
Mas peixes temos em Minas, de água doce, é claro. Camarão nos interessa.

E já estamos de volta, agora tentando entrar no Pelourinho. Na minha época de IPAC, o órgão de estadual de patrimônio,  aqui foi inaugurado o Museu da Capoeira.
Sai do carro par tirar uma foto da Baía de Todos os Santos.
Aqui o bicho pegou pro meu lado. A rua virou contra-mão.
Um fotinho de longe e tentei passar pela rua lateral. 
No final minha pick-up não conseguia virar na rua transversal e tive de retornar de ré, em local muitíssimo apertado. Minha mulher quase teve um filho.
Tá vendo que estou de volta naquela praça.
Tá complicado. Melhor descer para a Baixa do Sapateiro.
Esqueci que igreja é essa e sem tempo de pesquisar.
E finalizo o passeio com essa foto.
Mas a matéria continua com mais um encontro. Viemos pegar Carmem.

Ela também faz parte da história de nossa família Sigiliano Paradela. Tão logo chegamos em Salvador, e nos 15 anos que aqui moramos, ela trabalhou em nossa casa. Foi uma grande amiga e ajudou na criação dos nossos então 3 filhos adolescentes.
As duas estão tagarelando aqui na sala, enquanto finalizo a matéria.
Partimos amanhã cedo, de volta pra Beli.

Comentários

Posts mais visitados do último mês