ENCONTRO DE GERAÇÕES

Essa foi a programação do 31° encontro do Projeto Mente Ativa. Excepcionalmente foi nessa sexta, e na parte da manhã. O evento teve como proposta promover uma integração entre os participantes do projeto e estudantes do Projeto Tempo Integral, da EE Pedro Vicente de Freitas, para troca de experiências, contação de "causos" e histórias, promover competições...
A garotada está chegando.
Temos muito orgulho de ver o GAB vibrante. Daniela está vindo da zona rural para trazer a filha Iole para o balé. 
Trânsito intenso no local.
Mirian e Sheila, da coordenação do Projeto do GAB e Denise e Aline, professoras do Tempo Integral e idealizadoras desse encontro hoje.
Várias professoras presentes.
Palavra de acolhimento por Mirian e  e explicação da pauta da manhã.
Beleza! Manezim está chegando.
Geralda e sua filha Elza.
Enquanto uma música era tocada uma caixinha circulava de mão em mão. Quando parava a música, quem estivesse com ela na mão tirava uma pergunta a ser feita aos mais velhos.  Como era Belisário a 50 anos atrás? Como era a escola? Como os alunos chegavam a ela? Como era o namoro naquela época?   
E eles iam respondendo.
Vamos brincar de roda? 
E continuam as perguntas: Como os adultos se divertiam? Como era a comunicação, o transporte, as ferramentas, o atendimento à saúde...
Muitos passaram a fazer perguntas espontâneas? Tinha banheiro? Tomavam banho todos os dias? Tinha papel higiênico? 
Uma dramatização de um jovem solicitando a alguém para pedir, em seu nome, a filha de alguém em casamento. O pai poderia dar a filha solicitada ou a mais velha que ela, que estava encalhada. Pode ser, geralmente era a resposta.
A Escola trouxe o bolo e a turma de adultos  o restante.
E vamos à foto oficial.
Legal isso. A professora Lúcia veio para Belisário na década de 80. Na década de 90 ela morou na casa de Elza, já que não tinha família aqui. Hoje se reencontraram. Ela veio para ficar 1 ano e está até hoje.
As nossas bailarinas desceram para comer bolo com a turma.
Brincadeiras de salão. Coelhinho na toca. Uma criança sempre sobra quando os coelhos são soltos para trocarem de toca.
Telefone sem fio. Uma frase é dita no ouvido o vizinho e ela vai correndo de ouvido em ouvido.
O que chega ao final nada tem a ver com a frase dita no início. Isso representa a fofoca que se espalha, muita vezes sem qualquer fundamento. Nas redes sociais são os perversos fake news.
Bola no latão. Quem tem melhor pontaria:meninos ou meninas? Tem de arremessar a bola dentro da vasilha.
Meninas 5 x 4 meninos.  Elas ganharam.
Uma rápida avaliação conduzida por Sheila e pelas professoras..
Efigênia faz um veemente apelo aos estudantes que sejam dedicados, aproveitando as facilidades atuais. Também que respeitem os professores.
Muito emocionada Aparecida também pede isso, lembrando, com lágrimas, que ela teve uma paralisia infantil e naquela época não era dado chance às crianças especiais. Com isso, nunca pode ir à escola.
Mirian anuncia a Oração do Pai Nosso.
Várias pessoas idosas não puderem vir, em função do horário ser na parte da manhã. Também justificamos a ausência da querida Aparecidinha, que perdeu essa semana o filho Toninho Magalhães. Muita tristeza para uma mãe, depois de perder Afrânio, em junho de 2011.
Mas a manhã foi muito proveitosa. Todos gostaram muito. 

Comentários

  1. Que projeto bacana! Até eu gostaria de ter participado aí, embora não more na cidade.
    Belisário é o máximo! Eita povo animado

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver tanta gente se divertindo ai na terrinha que tanto amamos. Parabéns aos organizadores e participantes !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês