QUE CHUVA! QUE NOITE! QUE MORENA! QUE SHOW!

Descemos a Serra de Belisário por volta das 19 horas de sábado. Antes da FAMINAS pegamos uma tempestade daquelas que nada se vê na pista. O co-piloto Mateus ia apoiando: mais  pra direita! Olha o acostamento, mais pra esquerda! Mirian não foi pois fez uma cirurgia bucal.
Estamos aí, parte da delegação de Belisário, no Teatro Belmira Vilas Boas, para assistirmos a apresentação de Bruna Morena. Eu convidei você aqui no blog por duas vezes. Você não foi e perdeu. Quando eu lhe der uma dica, aceite. Nunca vou lhe colocar numa roubada. Dayse e Mateus desceram comigo.
E a mãe da cantora é gente amiga. Terezinha foi professora aqui na Escola Estadual.
O primo Renato Sigiliano também compareceu. De Belisário, ou Beerlisario,  agora são 4.
O amigo Clélio chega com a namorada Seliane. A nossa relação é outra. Ele e ela também são GALO.
Agora fiquei preocupado. Dr. Cláudio também está aqui. Poxa! A MURIGALO deveria ter viajado para Salvador, pra prestigiar o Atlético hoje na Fonte Nova, contra o Bahia, e estou vendo que a torcida tá toda aqui no Teatro. Meu filho André e o neto Gui vão ter de gritar dobrado.
Também presente o amigo Evaldo Calcagno, conhecido pelo seu bom gosto em relação às artes.
Ainda chove lá fora. Com isso atrasaram o início do espetáculo. Todos os lugares serão ocupados.
O evento tem o apoio do Colégio São Paulo. O amigo Nicodemos, diretor da instituição, presente com a família. Esse Colégio sempre tem foco na cultura.
Agora de Beli são 5. Darcinho chegou.
O historiador João Carlos Vargas presente, com a esposa e amigas.
O evento desta noite tem a chancela da Academia Muriaeense de Letras-AML, presidida pelo Professor Cristian Lima. Trata-se da Segunda Mostra de Música Contemporânea. O acadêmico Elias Muratori abre o evento, destacando que no convite feito à cantora Bruna Morena foi solicitado que a sua apresentação homenageasse o mineiro Milton Nascimento, dando ao show o seu apelido Bituca. 
Milton do Nascimento, ou  "Bituca", é a maior expressão mineira na MPB, reconhecido internacionalmente. Ele já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
O Wikipedia nos fala que Milton nasceu em uma comunidade da Tijuca, no Rio, sendo filho de uma empregada doméstica, que fora abandonada, grávida, por seu primeiro namorado. Após os patrões descobrirem a gestação, demitiram-na. Maria do Carmo Nascimento registrou o filho como mãe solteira. Mesmo muito pobre, tentou criar Milton, com ajuda de sua mãe, uma pobre viúva, também empregada doméstica, mas, ainda muito jovem, entrou em depressão e veio a falecer de tuberculose, antes de Milton completar dois anos. Milton ficou entregue aos cuidados da avó.
Uma das duas filhas do casal para o qual sua avó trabalhava, a professora de música Lília Silva Campos, recém-casada, apegou-se a Milton e propôs adotá-lo. Seu marido era dono de uma estação de rádio. A família mudou-se para Três Pontas , em Minas, monde Milton passou boa parte de sua vida. Foi apelidado de "Bituca" ainda criança, por fazer um bico quando estava contrariado.
Milton transferiu- se para BH para estudar Economia. Começou aí a sua carreira artística. Na pensão onde foi morar na capital mineira, ele conheceu os irmãos Marilton, Márcio e  Lô Borges, e se encontravam num barzinho na esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no tradicional bairro de Santa Tereza.
Nós já estivemos lá.
Foi em dezembro de 2015 e registramos no blog :

Vamos ao espetáculo dessa noite:

A artista Bruna Morena entra em cena. 
A iluminação perfeita.
A sonorização idem.
Ela foi brilhantemente acompanhada por Edimilson Elpes no teclado, Josué Elpes na bateria, Dudu Tupete, no baixo,  Phellipe Oliveira e Alexandre Louzada, no sax. Foram brilhantes.
Aqui o baterista e percursionista Josué Elpes faz uma performance com Bruna. 
Também brilhante a participação de Adalton, na flauta, com a artista e sobrinha Bruna, na interpretação de Travessia, composição de Milton e Fernando Brant, que ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção, em 1967. Essa música fez Milton explodir no cenário artístico.
Quando você foi embora

Fez-se noite em meu viver

Forte eu sou mas não tem jeito,

Hoje eu tenho que chorar

Minha casa não é minha,

E nem é meu este lugar
Estou só e não resisto,
Muito tenho prá falar

Depois disso o amigo Adalton  foi humildemente assistir o espetáculo sentado no chão.
Bruna Morena ameaçou deixar o palco sem cantar Maria, Maria. Só ameaçou. Em função do apelo popular, voltou e brilhou.
Mas é preciso ter força,

É preciso ter raça

É preciso ter gana sempre

Quem traz no corpo a marca


Maria, Maria,

Mistura a dor e a alegria.



E a consequência está aí. Muitos aplausos, com o público de pé.
Hora de tietar. Bruna! Umazinha pra Belisário!
E com os músicos Adalton e Edmilson Elpes.
Não sei se tias ou se ex-professoras... O que deu pra sentir foram as expressões  de orgulho das duas.
Será que esses três estão pensando que é como cinema, onde tem outra sessão?
Meu momento de tietagem. Ela é fantástica.
Dárcio também quer...
Também Mateus...
E Dayse, é claro.
Sem a esposa, seria natural subir logo a serra. Mas a tentação aparece de diversas formas, Muitas vezes, através de amigos.
Com a estrada completamente lavada pelo toró, sem barro portanto, chegamos em Beli já de madruga. Uma noite fantástica.


Comentários

  1. Noite perfeita! Quanto talento em pessoa!

    ResponderExcluir
  2. Queria muito ter ido, mas já tinha um evento marcado com minha prima e amigos... Mas Bruna arrasa sempre, imagino tocando Milton... Já tive oportunidade de assistir a umas "canjas"... Deve ter sido um showzaço, principalmente com os músicos que a acompanharam! Espero que haja outras oportunidades assim! Música boa nunca é demais!!! Novamente, adorando a "crônica da vida real"... rs... Bjs, Andréa Handrews

    ResponderExcluir
  3. O show deve ter sido muito bom mesmo Cleber !!!
    Milton Nascimento é um ícone da MPB sem dúvida.
    Enriquecedores também seus comentários sobre a vida do Milton, muita gente por exemplo nem sabia que este cantor é Fluminense e não Mineiro, nascido na Tijuca, aliás, como outro grande cantor da MPB nascido na Tijuca, que é o Osvaldo Montenegro, que muitos pensam tartar-se de um cantor de MG.

    ResponderExcluir
  4. Realmente "que noite" viu?!
    Tudo muito perfeito, som... iluminação... voz impecável... ótima escolha no repertório e excelentes companhias!!!
    E nada melhor pra fechar a noite com chave de ouro, uma cervejinha gelada, altos papos e uma caprichada porção.
    Obrigado pelo convite Dr.
    Que venha outras programações como esta!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela presença e pelo carinho, Cléber! Grande abraço!
    Neste sábado estaremos comemorando 20 da Fundarte com a Virada Cultural e com um show especial da minha banda Ouro de Minas na praça Coronel Pacheco de Medeiros. Contamos com sua presença também!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês