JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE SAÚDE...

Fomos lá ontem para tratar do caso Bento. Ai a conversa se esticou. Vamos ver como está a questão da saúde no distrito. Kely e Jeany na linha de frente. Essa equipe, também dá atendimento na zona rural, em visitas domiciliares. As outras estão no horário de almoço. Topei com Estela na volta e conversamos um pouquinho.
A coordenação da UBS fica com o enfermeiro Júnior. Ele tem muita experiência na área, pois já trabalhou na UNIMED e no CAPES, em Muriaé.
Sobre Bento Júnior conhece bastante o caso e está acompanhando a movimentação através da Assistente Social. Não havendo correspondência nas ações  dos órgãos especializados  no acompanhamento ele irá cobrar, inclusive tentará identificar uma clínica mais próxima  para recebê-lo, se o caso não se normalizar.
Vamos entrando nos outros espaços e serviços aqui prestados. Juliana é assistente na odontologia.
Dr. Vôlney é o nosso dentista. Filho da terra, formado pela USP, tem um excelente relacionamento e respeito profissional por aqui. Tem paixão por aquilo que faz e se depender dele todo mundo sai daqui com sorriso bonito na cara.
Sorriso bonito assim, como o de Adriele e Aparecida, que estão na fila de espera. Muito bom termos esse serviço aqui. Um privilégio.
Dra Lívia é "Prata da Casa", e está completando 1 ano de serviços prestados na UBS Belisário. É neta, por ambos os lados, de belisarienses. É filha do falecido Sr. João Martins, e neta do Sr. Alcides, ainda residente em Belisário, com 94 anos e também neta do falecido Nelcídio, por parte de mãe.
Ela gosta de trabalhar no distrito. Lembra que ainda estudante pensava nessa hipótese, quando vinha passear na casa dos parentes, que são muitos por aqui.
Dra. Lívia trabalhou em JF e Barbacena mas sentiu a necessidade de se aproximar de sua mãe, em Muriaé,  para dar-lhe apoio. Inicialmente, deu plantões em Laranjal, até se transferir para a cidade.
Perguntei sobre as dificuldades em relação à distância e a estrada. Ela garantiu, que tem as suas desvantagens mas também sente-se acalmada e melhora o seu humor quando se desloca até aqui, na subida da serra. Gosta de nosso povo, que é muito receptivo.
Ainda lhe provoquei: ter cara de criança não dificulta a relação com os pacientes? Rindo ela disse que no início sim. À vezes ouvia: poxa! Essa que é a doutora? Mas ela é muito novinha. Hoje ja não sente tanto essa reação. A dedicação ao trabalho acaba passando confiança para os pacientes.
Estela, uma das auxiliares de enfermagem elogiou muito o profissionalismo da doutora, que busca atender bem, evitando que a pessoa necessite recorrer a Muriaé.
Pessoalmente, vejo como solucionado aquele velho problema de médico dar poucas horas de atendimento. Vi vários momentos em que isso não chegava a 2 horas. Hoje o horário é cumprido, além das sistemáticas visitas na zona rural e São Domingos.
Também respondendo a uma pergunta, apontou o sobre-peso como o grande vilão da saúde local. Ele descontrola a glicemia, e também gera hipertensão. Nosso povo come mal, com excesso de gordura, muita fritura, macarrão, pão, angu...
Acho legal termos nessa área profissionais com Dr, Vôlney e Dra. Lívia, filhos da terra. Isso facilita muito.
Sinto que ainda é um problema a questão de atendimento em casos que requer um especialista e exames. Muitos preferem arcar com atendimento particular, mesmo sem poder, para evitar a demora.

Comentários

  1. Boa tarde!!

    Liguei para o telefone da Pousada Gab e me informaram que a pessoa deste blog era a responsável. Como posso entrar em contato? Meu telefone é o 84 99666 7012.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês