MURIAÉ COMEMORA 156 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Um belo evento cultural marcou, nessa segunda, os 156 anos de emancipação da cidade de Muriaé.

Painéis e o depoimento do Prof.Adelunar Marge (foto) contaram um pouco da história da cidade.




No wikipédia a gente encontra um pouco do que foi dito e lido:



“Inicialmente habitada pelos índios Puris, a região do município de Muriaé teve sua colonização iniciada pelo comércio de brancos com os indígenas. Nas inúmeras versões sobre o surgimento desta nomeação, há sempre uma ligação com os mosquitos que infestavam a região onde surgiria o município. De acordo com os registros históricos, a cidade, no início de seu povoamento, era uma região palustre, que apresentava, até finais do século XIX, altíssima incidência de febre amarela, supondo-se então que as opções etimológicas ligadas ao mosquito sejam as mais plausíveis



Em 1817, Constantino José Pinto, com outros 40 homens, comercializando ervas e produtos medicinais, desceu pelo Rio Pomba e atingiu o Rio Muriaé, onde aportou construindo seu abarracamento junto a uma cachoeira, local onde hoje é conhecido como Largo do Rosário. Ali foi fundado o aldeamento dos índios, com demarcação das terras destinadas ao plantio para o sustento dos silvícolas. Nascia “São Paulo do Manoel Burgo”. Em 1819, o francês Guido Tomás Marlière chega e ergue a Capela do Rosário. Começaram a aportar extratores de madeiras-de-lei e, principalmente, de plantas medicinais, em busca de raízes de ipecacoanha, chamada vulgarmente de poaia. Era o início da atividade econômica do futuro município.



O povoado cresceu rapidamente, a princípio, com uma só rua ao longo do rio - dando origem ao “Porto”, à “Barra” e à “Armação”, em razão do rio que margeavam - e, depois, disseminando o seu casario em todas as direções. Em 7 de abril de 1841 foi criado o distrito com o nome de São Paulo do Muriahé, pertencendo a São João Batista do Presídio (atual município de Visconde do Rio Branco) e subordinado eclesiasticamente a Santa Rita do Glória (atual município de Miradouro).



Em 16 de maio de 1855, pela “Lei nº. 724”, com o nome de São Paulo do Muriahé o distrito foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de São João Batista do Presídio. A vila de São Paulo do Muriahé seria elevada à condição de cidade apenas em de 25 de novembro de 1865, pela “Lei nº. 1257”. A denominação Muriaé só viria com a “Lei nº. 843”, de 7 de setembro de 1923.”



Na praça defronte ao Paço Municipal, antigo prédio da Prefeitura, um bonito coral infantil fez apresentações





Simone é a regente do Coral e Thayane, mestranda da UFMG, a tecladista. Descobrimos, após a apresentação, que ela é prima de Mírian. Os avós são de Belisário.No salão do Paço Municipal houve um belíssimo concerto da Camerata de Sopros de Muriaé, em sua primeira apresentação.

Composto por 12 músicos, o grupo, sob a regência de Gildson Araújo Cerqueira apresentou Mozart, Bach, Astor Piazzolla, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré...
Uma bela noite! Sexta-feira tem concerto de piano na FUNDARTE. Estaremos presentes.

Comentários

Posts mais visitados do último mês