A IMPORTÂNCIA DA FALA PARA O IDOSO
Esse foi o tema do último encontro do Projeto Mente Ativa do GAB.
Mírian começa lembrando aos participantes que a fala é uma ponte, e por ela que a gente atravessa até a outra pessoa e vamos criando laços. Além disso, importante porque ativa o cérebro, melhora a capacidade da memória, previne doenças mentais, evita o stress, exercita as pregas vocais e outros benefícios.

Maria Pedra esteve doente, passou longo tempo com a família em Muriaé e agora está de volta. Que bom!!!

E a roda de conversa vai esquentando: "se a sua fala tivesse cor ou sabor, qual seria a cor ou o sabor da sua fala hoje?”. Eles respondem rapidamente sem pensar muito.

Depois foi circulando entre o grupo uma caixinha com palavras tais como coragem, superação saúde, paciência, saudade ... Cada um tira uma e puxa na memória um fato, um momento da sua vida relacionado a essa palavra. Coisas ricas foram brotando.



Com isso, Mírian mostra que a fala dá vida às palavras.


Conversa atravessada também pode. Iracema desafiou o irmão Manoel Sinvalino para contar uma experiência dele, com cerca de 10 anos, lá em Rio Branco, quando ele teimou com a mãe, ficando em casa sozinho teve de enfrentar assombração, que pegou uma bacia cheia d'água e jogou no terreiro e fez outras tretas na casa.
Já teve muitos casos de assombração por aqui, acredite quem quiser.


Que a gente continue falando, rindo e sendo escutado com carinho.
Hora do lanche.

D. Josina trouxe geleia de amora para comer com o seu queijo. Ambos são ótimos.

Hora do bingo. Neusa Calais canta.


Manezim ganha o primeiro brinde.

A Maria Pedra já retorna ao grupo ganhando brinde, preenchendo a cartela.

Com uma oração encerramos a conversa.
Semana que vem estaremos em viagem e assim não teremos encontro.
Por algumas dificuldades não participei, mas está muito bem mostrado aqui. Tive dificuldade ultimamente com a fala, gaguejando. Hoje não, melhorei. Tenho feito exercício lendo em voz alta poesias e textos de que gosto e, sempre que tenho oportunidade, converso com as pessoas, assim como fazem ai no Mente Ativa, no GAB, criado e dirigido pela psicóloga dra., Mirian Sigiliano Paradela.
ResponderExcluir