A ADULTIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É PREOCUPANTE

Essa semana o tema vem sendo discutido no âmbito da diretoria do GAB, após a apresentação do Projeto de Lei 295/2025, de autoria do Vereador Delegado Rangel, que impõe restrições a filmagens e ou fotos de crianças e adolescentes em atividades escolares, danças, manifestações culturais, exposições de arte e eventos de qualquer natureza QUE CONTRIBUAM PARA A SEXUALIZAÇÃO PRECOCE, vindo o referido projeto contribuir para a preservação da integridade e dignidade de nossas crianças.
Por coincidência esse era o tema que Mírian pretendia levar nessa tarde para o Mente Ativa, onde sempre se procura discutir assuntos que estão na pauta da mídia e da comunidade, nesses 8 anos desse projeto. Afinal, ter mente ativa significa participar ativamente das coisas que nos afetam.

Qual o significado da palavra ADULTIZAÇÃO? Ela logo explica que a adultização é esse novo fenômeno social em que crianças ou adolescentes são expostos ou incentivados à adoção de comportamentos próprios do mundo adulto, mesmo sem experiência de vida para lidarem com esse mundo que não lhes pertence.
Os exemplos foram surgindo com o próprio grupo. Crianças usando maquiagem pesada, unhas de gel, festas com decoração imitando boates...
Coisas piores vêm a partir disso como uso de roupas sensuais por parte dessas crianças/adolescentes, danças eróticas...
Mirian lembra que isso somente explodiu recentemente como um grave problema, a partir das denúncias feitas nas redes sociais por Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, contra a prática de exploração e sexualização de menores para criação de conteúdo na internet, denúncias estas que chegaram à prisão em SP da dupla criminosa Hytalo Santos e Israel Vicente.
Vários dos participantes lembram que muitas vezes esses comportamentos são incentivados pela própria família ou se dão por negligência dela na fiscalização dos comportamentos dos filhos.
Conversa vai, conversa vem Mirian lembra que os medos de hoje são diferentes daqueles de antigamente. Violência nas ruas, abuso sexual de menores, excesso de tempo diante dos celulares e TVs e ela lança a pergunta: você tinha medo de quê?
Aí o clima ficou leve. Medo de fantasma, do bicho papão, do incrível Hulk, de casas mal-assombradas em Belisário. Santa inocência!
Opa! Marcelo mora em BH mas é gente de Beli.
       Eles se soltam nessa hora.
Foi muito bom a discussão e é hora de mais uma relaxada. Um forrozinho enquanto uma merenda é preparada.
     Hoje ela foi totalmente diferente.
Estrogonofe de frango com arroz e batata palha. Claro que os invejosos vão dizer que é resto da comida feita para a turma de Muriaé, que aqui veio pela FUNDARTE domingo, e que está sendo aproveitada.





De sobremesa Mírian preparou essa rabanada, correndo o risco dos maldosos
falarem que ela aproveitou o pão e o leite do café oferecido aos músicos da Orquestra Acadêmica da UFJF, que aqui se apresentou terça-feira passada.
Hora do bingo, que todo mundo adora. Esses 3 pacotes de docinhos serão os brindes para quem preencher as 3 primeiras linhas/colunas.
A mesma coisa vão dizer os maldosos, que se trata de sobra de doces também oferecidos à orquestra de JF.
   Mariazinha ganhou um saquinho...
    ... Efigênia e Luzia os outros dois.
Karine, filha de Sônia, ofereceu esse brinde, que Beatriz ganhou.
Com uma oração de gratidão a Deus o encontro é encerrado.
Terça tem mais e estamos agendando uma vinda futura do Delegado Rangel em Belisário, para falar para essa turma e os demais projetos do GAB. 

Comentários

  1. Adoro ler sobre os encontros do “Mente ativa”!

    ResponderExcluir
  2. Acho mesmo que essa turma tem que ser vista mesmo pelo Delegado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês