O QUE VOCÊ SABE SOBRE MALBA TAHAN ?
Vamos falar um pouco sobre ele mas, quem vai fazer isso é a nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, através do Projeto " A Arte de Calcular com Sabedoria.

O Projeto "A Arte de Calcular com Sabedoria; promove integração entre literatura, matemática e cultura árabe na nossa Escola, que no dia 2 de julho foi palco de uma verdadeira celebração do saber. O referido projeto reuniu leitura, escrita, literatura, teatro e, claro, matemática- tudo isso inspirado na obra do consagrado autor brasileiro Malba Tahan, conhecido mundialmente pelo livro O Homem que Calculava.


Com a proposta de tornar o aprendizado mais envolvente e multidisciplinar, promoveram uma série de atividades criativas e instigantes, com turmas do Ensino Fundamental e Médio. O projeto conectou diferentes áreas do conhecimento de forma prazerosa e significativa, estimulando o interesse dos alunos e ampliando suas formas de aprender.


Mais do que buscar respostas exatas, os estudantes foram incentivados a valorizar a resolução criativa de problemas, desenvolvendo pensamento crítico, raciocínio lógico, colaboração e curiosidade. A proposta também teve como foco o estímulo à leitura e à interpretação textual, além da aplicação de conceitos matemáticos em situações-problema contextualizadas, próximas da realidade dos alunos.

A atividade se revelou uma verdadeira jornada de aprendizagem, mostrando que ensinar pode ser também contar histórias, imaginar, pensar e descobrir-transformando cada aula em uma experiência viva e significativa.
Uma equipe de professores que fez acontecer o projeto contou com uma equipe dedicada e criativa, que se empenhou com criatividade e sensibilidade ao longo das etapas do projeto, contribuindo com ideias, ensaios, orientações e apoio constante. A colaboração de cada um foi essecial para o sucesso desta ação.
Daniel-Matemática
Eduardo-Matemática
Ester-Língua Portuguesa
Ângela Moraes-Língua Portuguesa
Cristiane-Arte
Flávia-Mediação de leitura na Biblioteca
Maria Ângela- Prática de Leitura Escrita

Juntos, eles conduziram as turmas por caminhos que cruzam literatura e números, em atividades que desafiaram a mente e despertaram emoções.Uma Viagem Criativa por Séries e Temas, os alunos exploraram a matemática em diálogo com a literatura, arte e o teatro revelando que, sim os números também podem contar histórias, emocionar e despertar o interesse dos estudantes de forma significativa.

Cada turma trouxe uma abordagem única:
2º Ano EM: A Turma apresentou a biografia de Malba Tahan e um auto-retrato criativo, elaborado a partir de pesquisas e reflexões sobre a vida e obra deste autor que encantou gerações com sua forma única de unir matemática e literatura, revelando curiosidades sobre o autor que ajudaram a conectar vida e obra.
8°Ano EF:Apresentou um panorama sobre outras obras de Malba Tahan, destacando a diversidade de seus escritos e sua contribuição para a popularização da matemática no Brasil
9º Ano EF:Com expressividade e talento surpreendentes, alunos deram vida aos personagens da obra Os 60 Melões, de Malba Tahan, por meio de uma encenação que encantou. A atividade foi mais do que uma simples apresentação teatral: foi uma celebração da cultura árabe presente nos contos do autor e uma oportunidade de aprendizado envolvente.
1º Ano EM: Mergulharam no universo enigmático de Malba Tahan e desbravaram o famoso problema dos 35 camelos. Utilizando lógica matemática, trabalho em equipe e muita curiosidade,para resolver o enigma.
3º Ano EM: Apresentaram uma envolvente peça teatral adaptada do célebre conto dos 21 vasos. A encenação reuniu arte e raciocínio lógico, conduzindo o público por uma história de sabedoria e cálculo, com toques de humor e cultura oriental.




Sem dúvidas é evidente a beleza e profundidade desse projeto. Parabéns à nossa Escola Pedro Vicente, em especial a todos os que se envolveram nesse projeto.
Comentários
Postar um comentário
Comente este post!