TERÇA FOI DIA DE MENTE ATIVA
Toda semana tem o projeto da Terceira Idade do GAB e essa começou com a presença de uma equipe técnica do CRAS-Belisário: Ana Paula, Elisângela. Julia estará daqui a pouco pois, está cuidando de outras coisas.
Com elas vários moradores que participam das atividades e são atendidos naquele órgão de assistência social da Prefeitura de Muriaé.


O CRAS tinha programado para o mesmo dia o primeiro passo para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social. Há debates, primeiramente, nos bairros e distrito das cidades mineiras, depois em BH, com representantes de cada cidade e depois em Brasília, com representantes de cada estado.


Eles foram oferecendo oportunidade para os presentes apresentarem problemas e reivindicações na área social que afetam Belisário.

Foi destacado:
* O primeiro fato que diferencia Belisário de outros distritos é a sua distância até a sede, superior a 30 km. Isso se complica mais pelo fato de ter uma estrada ainda não totalmente asfaltada. Com isso, fica difícil para os moradores terem acesso a muitos benefícios oferecidos na sede, como capacitação, eventos sociais, capacitação para o programa Jovem Aprendiz....
* O sistema público de transporte é precário. São poucos horários e praticamente não existem nos fins de semana.
* Uma colocação prática apresentada e que pode ser frutífera foi a criação de um coordenador de distrito, que pode ser em todo nível municipal, onde um profissional qualificado aqui estivesse semanalmente para otimizar os recursos municipais, fazendo a conexão dos 3 órgãos que aqui atuam; Educação, Saúde e Assistência Social, hoje inexistente, sentindo de perto as necessidades do distrito.

Vamos à foto oficial da pré-conferência.

E para a Conferência Municipal foram eleitos Jorcelina, Edison Luiz (Presidente da Associação de Moradores) e Lara, servidora do CRAS. Estão aí na foto, juntamente com Júlia, Efigênia, Aparecida e, do outro lado, Elisângela e Ana Paula.
Particularmente, eu reclamei da grande rotatividade de profissionais dos órgãos municipais em Belisário. Nossa Assistente Social foi e não mais voltou.

A Comunidade de São Domingos esteve representada.

A turma do Mente Ativa achou cedo e quis ficar mais no salão.
Mírian voltou a alertar quanto aos cuidados com os contínuos golpes contra aposentados através de ligações. Falou que é do INSS, desligue o celular.
Deu recados para os próximos dias...

... e externou a sua alegria pelo fato do projeto estar recebendo a Professora Gilcéa, que passará a integrar o grupo. Ela poderá se desfrutar do projeto e trazer muita colaboração, em função de sua larga experiência e liderança.

Deu tempo para o bingo.




Mariazinha preencheu o cartão. Ganhou uma caixa de bombons.



Com uma oração o encontro foi encerrado.
Terça que vem tem mais.
Quanta coisa boa o Mente Ativa está fazendo ! Parabéns, por essa linda e produtiva reunião com o CRAS , também.
ResponderExcluir