UM MENTE ATIVA BEM DIVERSIFICADO HOJE
Recebemos nossa médica da UBS-Belisário, Dra. Luiza e 3 acadêmicos de Medicina, que integram a sua equipe.

Conheceram o nosso Museu Tic-Tac.

Mírian dá boas vindas à equipe e Dra Luiza começa a sua fala dentro do tema por eles trazido, prevenção e providências a serem adotadas em caso de picadas de cobra, aranha, abelhas, escorpião, ou qualquer outro animal peçonhento.

Cada um deles trouxe uma contribuição. O acadêmico Paulo dá continuidade ao tema, falando sobre as cobras venenosas e os sintomas decorrentes de uma picada, além das primeiras providências e aquelas que não devem ser adotadas.

Ia mostrando fotos no notebook.

D. Nina presente.

Interessante que não tinha ideia de que a nossa turma, de fato, conviveram e ainda convivem com riscos da maioria desses animais apresentados.
Sr. Cristóvão, por exemplo, já foi picado diversas vezes por cobras.




As perguntas vão acontecendo.

O acadêmico Matias também trouxe a sua contribuição, tratando das aranhas, apresentando cada uma delas, e providências a serem tomadas em caso de picadas e locais onde elas gostam de se esconder.

Da mesma forma Amanda fala dos riscos em caso de picadas por escorpião e abelhas, sendo a pessoa alérgica e vai listando, de forma clara, o que fazer nesses casos de picadas. As básicas, que eu aprendi foram a de lavar o local com água e sabão, não fazer "garrote", não chupar, não fazer cortes no local, não urinar sobre a picada ou colocar qualquer coisa, para evitar infecção. Isso em caso de picada por qualquer desses animais citados.
O que deve ser feito é correr para a UBS ou hospital.

Fui fazendo uma avaliação do aprendizado. Cada resposta certa ganhava um bombom.

Rosa ganhou dois, um para o nosso diretor José Maria.

Fechamento do tema por Dra. Luiza.

Uma foto com os ilustres visitantes.

Mirian agradece a produtiva visita e a equipe da Saúde se despede e nosso encontro continua.
Dois novos visitantes entram em cena. Wálter e Caim, filhos de Manuel Sinvalino. O primeiro nasceu aqui em Beli e aos 6 anos foi para SP. Caim mora aqui com o pai.

Tem mais gente querida no grupo. Zélia que morava com seu pai João Rocha, que faleceu semana passada, sua irmã Mirtes, que mora em BH e a prima de ambas, a nossa querida Sandra Carolina.
Mírian fez uma roda de conversa onde elas puderam falar dos pais maravilhosos que tiveram, Sr. João e D. Ercília, dos valores por eles passados, do respeito que ele gozava na comunidade, como Juiz de Paz, onde sua decisão parecia ter força de lei.
Muitos participantes também lembraram bons momentos vividos com o respeitado casal.

Eles estão fechando a casa, tendo morrido os pais, e Zélia pretende voltar a morar em Muriaé.
Nesse ato estão fazendo a doação para o GAB de um violão para o nosso Projeto Tom Maior na Serra e de um violino, o primeiro que a filha de Mirtes tocou em sua carreira.

Sara é uma brilhante violinista da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto e aqui se apresentou no I Vinhos & Queijos de Belisário.

Sr. João aqui foi dentista prático e fazia até tratamento de canal, além de próteses dentárias. Alguns dos presentes trataram com ele e fizeram dentadura.
Ele também foi um dinamizador do futebol local e atuava como árbitro.
Hora do lanche.


Efigênia trouxe pastel e com Graça vão fritando na hora.

As 3 deixam o salão. Mírian ainda tenta fazer Zélia mudar de ideia e permanecer morando em outro imóvel aqui em Beli.

Hora do bingo.

D. Nina fica na auditoria de Neusa, para não haver fraude.


Mantida a tradição, visita sempre ganha. Caim levou um prêmio.

Agora foi exagero. Ele e o irmão fecharam a cartela, junto com Graça. Vamos ver quem tira a pedra maior.

Não foi preciso. Os visitantes abriram mão em favor dela.

E lá se vai mais um dia, como canta Milton Nascimento.


Terça que vem tem mais.
Muito rico esse encontro da Terceira Idade, o Mente Ativa criado a mais de sete anos pela psicóloga, dra. Mirian Sigiliano Paradela. Tiveram a bondade e paciência de passar aqui em casa para me ajudarem na locomoção até o nosso GAB. Sem uma ajuda como essa já não vou a lugar nenhum, mas até que me sinto bem nesses 96 anos de vida. Bom, nessa reunião de terça-feira do Mente Ativa: Lembramos e homenageamos o nosso querido Juiz de Paz e dentista, há sete dias falecido aqui. Contamos com a presença de Zélia e Mirtes, filhas, e professora aposentada, Sandra Carolina, sobrinha. Mirtes, residente em Belo Horizonte, teve a bondade de trazer e doar um violão e um violino, em muito bom estado para o projeto de música em andamento no GAB. Em nome de todo o Belisário, o dr. C
ResponderExcluir(CONTINUAÇÃO) o dr. Cléber, presidente reeleito do GAB, agradeceu a belíssima doação e relembrou ainda alguns dos benefícios e bons exemplos nos deixado pelo sr. João Rocha. Em seguida, o Mente Ativa apresentou uma equipe médica que nos deu uma verdadeira aula sobre animais peçonhentos, onde encontrá-los e como proceder em caso de picada. Muito oportuno e interessante. E o que não fazer ! Depois, um delicioso lanche providenciado pela própria turma do Mente Ativa; eu só tomei suco de acerola (da produção local), uma delícia ! A turma elogiou também os outros quitutes, inclusive o café do Manoelzinho e o pastel da Efigeninha. Mas, havia pouco, eu tinha almoçado. Por fim, e muito divertido também, veio o bingo, de sempre ! Que tarde rica e agradável .
ResponderExcluir