VAMOS CELEBRAR A CULTURA
Hoje, 5 de novembro, foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura, em homenagem a Rui Barbosa, o jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta baiano, nascido nessa data, em 1849. Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Uma data a ser comemorada.
No Japão o Dia da Cultura, 3 de novembro, é feriado nacional, quando acontecem muitas festividades naquele rico país, também em termos de cultura.
O GAB, nome fantasia Grupo de Artes de Belisário, desde a sua criação, há mais de 30 anos, por iniciativa da diplomata Nina Campos, tem uma extensa folha de serviços prestados na promoção da cultura, no distrito de Belisário.
Isso fez com que fosse reconhecido, no ano de 2005, como de Utilidade Pública Municipal, por inicitiva do Verador Vandim e, recentemente, em setembro de 2024, o título de Utilidade Pública Estadual, por iniciativa do Deputado Grego.
E continua dando passos para solidificar-se como instituição comunitária, já se encontrando no caminho para o seu reconhecimento como Ponto de Cultura, o que pode permitir-lhe ter projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura do Brasil, quando visando a realização de ações de impacto socioculturais na nossa comunidade.
Infelizmente, alguns desavisados veem os investimentos públicos em cultura como sendo desperdício de dinheiro. Não conseguem enxergar o que um evento significa para o baleiro, pipoqueiro, guarda carros, estacionamento, seguranças, motoristas de aplicativos, empresas de transporte, equipes técnicas, resturantes, hoteis...
Os projetos culturais geram empregos, aumentam a arrecadação de tributos e impulsionam o crescimento econômico. Cada 1 Real investido, pelo governo, em cultura, gera 13 reais de retorno para os cofres públicos, segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas.
Cultura é tanta coisa que chego até a pensar que cultura é o que a gente é, como se comporta e o que produz. E isso pode ser dirigido, melhorado, amadurecido e enaltecido. Muito bom que o presidente Lula tenha criado recentemente em cada Estado brasileiro um órgão para tratar tudo que se refira a nossa cultura.
ResponderExcluirParabéns pela matéria inteligente, esclarecedora, ao GAB, a todos que fazem e amam cultura!
ResponderExcluirLenir