UM ENCONTRO MUITO ESPECIAL NA VILA FRANCISCANA

Nessa noite de sexta recebi um zap de Frei Gilberto com esse convite: 
Paz e bem!
Passe aqui na Vila Franciscana amanhã.  Estamos fazendo um encontro bonito.  Franciscanos e Franciscanas leigos e leigas de vários lugares.  BH, Betim,  Januaria,  Manhuaçu,  Manhumirim,  Juiz de Fora,  Leopoldina,  Visconde do Rio Branco,  São Paulo etc
Claro que vou, respondi eu. Bora Fraternidade Franciscana nesse sábado!!!
Céu limpo, embora preferiria um céu com muitas nuvens de chuva.
Pela primeira vez vi essa bica seca. Está muito triste a nossa situação, pela falta de chuvas.
A Vila Franciscana fica a poucos quilômetros do centro de Belisário.
Aqui ainda tem água. 
Veja que cena bonita! Cerca de 60 pessoas nessa roda de conversa.
O tema gira em torno das lições a nós deixadas por Cristo e com bastante ênfase na vida de São Francisco de Assis, ou "Giovanni di Pietro di Bernardone; nascido em Assis, 1181 ou 1182 — tendo falecido em 3 de outubro de 1226), foi um frade católico nascido na atual Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante."
Como adiantou o Frei, gente de diversas cidades. Na minha manifestação, a pedido de Frei Gilberto, pude falar da grande satisfação em recebermos em Belisário gente de tão alto nível, aqui trazidos pelas belas programações da Fraternidade Franciscana.
Também falei da minha satisfação como protestante ecumênico de participar de eventos tão ricos em favor da valorização do Evangelho, afinal: " Se o teu coração é sincero para com o meu coração, dá-me a tua mão porque somos irmãos" (II Reis 10:15).
A direção da roda esteve com Frei Sebastião, atualmente residente em Governador Valadares.
Muito profundo em suas reflexões. Gosto de ouvir o Evangelho sendo pregado a partir de boas bases bíblico-teológicas.
Muita coisa dita pelos participantes e pelo Frei Sebastião, e eu destaco algumas:
*Deus se mostra a partir de nós, humanos.
*Devemos nos abrir no cumprimento de nossa missão perante o outro, sem nos protegermos excessivamente.
* Amar o belo, a natureza, os bons... é fácil. Precisamos aprender a amar o feio, nos lembrando que Jesus sempre saía da lógica do mundo no exercício de sua missão. 
* O outro em primeiro lugar, sempre usando de doses de perdão, capacidade de recomeçar, de ser grato.
* O excesso de competição pode ser perverso. Devemos ignorar a busca de ser o melhor, contentando-nos em sermos apenas bons, dentro da lógica de Deus.
Foi issso e muito mais. Eles continuam com intensa programação nesse sábado e no domingo irão cedo para Monte Alverne, aqui na Serra do Brigadeiro.

Comentários

  1. Cleber amigo querido, como eu gostaria de ter participado.Tambem aprecio demais essa fraternidade ecumênica e o aprofundamento da espiritualidade em amor. Parabéns aos franciscanos e franciscanas . Belizario.está de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Cumprimentos cordiais ao nosso Frei Gilberto e a todos esses que nos honram com sua visita, visita aliás de grande significado para todos nós de Belisário ! Boa viagem amanhã a Monte Alverne, mun. de Miradouro e que semeiem lá também o que já deve estar germinando por aqui. Em nome de todo o nosso distrito Belisário agradecemos sua visita e passamos a aguardar o seu retorno.

    ResponderExcluir
  3. O encontro está sendo muito rindo pra nossa Fraternidade. Ampliando nosso aprendizado sobre São Francisco de Assis. Obrigado Cleber pela publicação.

    ResponderExcluir
  4. Paz e bem ! Que bênção! Como estaria de estar aí
    Amo essa Fraternidade, esse lugar .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo evento!
    Lenir

    ResponderExcluir
  6. Alegro-me, por voce fazer parte e poder desfrutar destes momentos tão especiais na Fraternidade. Tudo de bom meu querido irmão!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês