MINHA VIDA TEM SENTIDO?

Esse foi o tema do encontro dessa semana do Projeto Mente Ativa, do GAB.
Na roda de conversa fiada, que abre o encontro, Honorita fala de sua experiência por 30 dias com a filha, em Muriaé, ajudando-a a receber a netinha Elisa, que veio dar ainda mais sentido à sua vida.
Só não pôde curar seu umbiguinho com pó de fumo com álcool, como quase todas do projeto fizeram com seus filhos bebês. Agora é somente álcool, sem nem mesmo gaze ou algodão cobrindo o umbigo.
Ciro também fala da radical mudança em sua vida, com a chegada de sua neta Valentina.
Mírian dá a partida no tema declarando que para muitos, o sentido da vida é algo distante. Estes ainda não sabem porque vivem, ainda não encontraram um significado para sua existência. As consequências disso podem ser sentimento de vazio, insatisfação, infelicidade e impressão de estar perdido, sem qualquer valor.
Dando partida no tema eles passam a trazer seus conhecimentos, seus pontos de vista.

Mírian continua: no geral, quando as pessoas estão felizes, dificilmente questionam o sentido da vida. Nestes momentos, a vida se justifica para a maioria. Tá tudo muito bom... A razão da vida costuma ser questionada sim, em momentos difíceis, nos quais a existência parece perder o sentido. Não sei para que eu ainda estou vivo?
A reunião é aberta a qualquer tipo de pessoa.
Por unanimidade dos presentes, todos veem total sentido em suas existências. Somos uma comunidade feliz, que tem "fé na vida, fé no homem e fé no que virá".
Muito se falou das "felicidades" estampadas na redes sociais, levando a angústia àqueles que não conseguem levar essa "vida maravilhosa" mostrada, mas que geralmente, são imagens falsas, que não correspondem ao dia a dia das pessoas.
E o visitante continua lá, sentado no chão, sem qualquer participação.
Hora do lanche. Trouxeram muita coisa hoje.
Vamos ao bingo.
Osvaldina trouxe um brinde e Wendel completou a primeira carreira.
As três completaram juntas a cartela.
Vão rachar a caixa de bombom. Tirar sem esolher.
Sobraram dois bombons. Como são três, Wendel e eu ficamos com eles.
No encerramento, Neide Costa chegou. Ela mora em BH, mas pertence ao grupo.
Mesmo morando no centro da cidade, juntamente com o seu marido levam uma vida participativa em grupos sociais e vê total sentido na sua vida.
Terça que vem tem mais.

Comentários

  1. OOOHHH !!! Que figuraça, essa Neide, de Belisário que mora em BH ! Esbelta, de longo, desfilando no centro do Mente Ativa, dividindo o espaço com o visitante, aquele cão preto...Belisário é assim, convivência pacífica e lugar para todos.
    Com ar puro e clima ameno, opinião respeitada, bom prêmio no bingo e até lanchinho no final.
    A vida tem tanto sentido, dra. Mirian Sigiliano Paradela, que a idade de cem anos é pouco ! Tem razão o dr. Odilon Carvalho, do Prontocor da nossa Muriaé, vamos para cento e vinte anos ! ... Sujeito ainda a prorrogação...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês