VALEU A PENA DESCER A SERRA PARA VER ISSO

Foi nesse sábado, quando desci para Itamuri, a convite da amiga Dayse, para ver isso, a "2ª Feira Jovens  Empreendedores", promovida pela Escola Estadual Francisco Gomes Campos, que vem a ser bisavô de minha esposa Mírian.
Sobre ele a historiadora Nina Campos escreveu:
"Embora nunca tenha residido em Belisário, Francisco Gomes Campos, natural de Itamuri, dirigiu grandes obras que deram avanço ao progresso de Belisário".
Em 2017 lá estivemos com 3 filhos do ilustre Francisco, para a comemoração dos 107 anos da escola.
Essa placa marcou essa data.
Mas, vamos deixar o velho Chico Gomes de lado, por enquanto.
Em minha diversificada vida profissional caminhei por trilhos nos meus 20 anos de ferrovia, naveguei pela Baía de Todos os Santos, pelo Sistema Ferry Boat, respirei muita coisa linda da rica cultura baiana, participando da direção do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e encerrei minha carreira na sublime área de educação, à frente do Colégio 2 de Julho, e sinto muita falta desse gostoso ambiente escolar.
Muito positivo trazer essa moçada para a rua numa feira, após receberem, em sala de aula, incentivos à criatividade na busca de sua qualificação. 
E cá estão eles, pondo a cara na reta, oferecendo produtos por eles elaborados, treinando contato com o público, desenvolvendo espírito de negociação, interagindo entre eles...
O QR Code é inovação fundamental hoje no comércio. Inovar é preciso.
Opa! Dra. Ana Paula na área. Lembra que ela é do CEJUSC-Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, de Muriaé.
Uma vez por mês eles vêm em Belisário, trazendo o Poder Judiciário para resolver conflitos e agora também passarão a atender Itamuri.
Estes oferecem velas aromáticas.
Sabonetes artesanais.
Chinelos personalizados...
Roupas íntimas femininas...
Edimilia, Lívia, secretária da Escola,  Magaly, a diretora, Dayse e outra que não identifiquei.
Edimília passa muita elegria na interação com seus alunos e isso é fundamental para um educador, que não perde a sua autoridade por ter intimidade com os educandos.
 
Jéssica é professora dos anos iniciais. Marcos coordenador do projeto, Juscelena é supervisora, Elenice também professora dos anos iniciais e Rawana professora de apoio.
E tem mais diretora na área. Junto com Magaly e Ana Paula está Jaqueline, Diretora da Escola Estadual de Rosário da Limeira, que lá compareceu para prestigiar a escola irmã.
Mudas de plantas ornamentais e frutíferas também são oferecidas.
Peixes ornamentais...
E o CRAS-Itamuri também presente, envolvendo a garotada com pinturas.
Tudo isso embelezou e alegrou a praça de Itamuri e certamente, trará marcas na formação desses alunos afinal...
*"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
*"O educador se eterniza em cada ser que educa." 
*"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.
Quem nos deixou isso foi Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira.
Parabéns ao coordenador e a toda a equipe da Escola Estadual Francisco Gomes Campos.








Comentários

  1. Parabéns para Magaly e equipe.
    Muito organizada a feira 💖
    Nilce - Professora

    ResponderExcluir
  2. Não pude ir, que pena , perdi muita coisa. Fica aqui um abraço muito afetuoso aos amigos de Itamuri, d. Nair e Daniel. Parabéns aos patrocinadores, realizadores e visitantes de tão feliz iniciativa aí nesse nosso distrito-irmão. A história de Itamuri se mistura com a de Belisário, tanto na época do coronel Francisco Gomes Campos, dos Sigilianos e outros como até os dias de hoje.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês