VAMOS VISITAR UMA ILHA DOS HORRORES

Vai começar a quarta-feira. Estamos descendo do hotel para um dia maravilhoso.


Quatro figuras importantes na história da África. Nelson Mandela, de quem vamos falar e mostrar muita coisa e Desmond Tutu, que faleceu aqui na Cidade do Cabo, em 2021, tendo sido um arcebispo da Igreja Anglicana, da qual nasceu o metodismo e foi  consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal.
Vamos andando.
Não dá para mostrar tudo que vejo de bonito.
Essa ponte se levanta quando passa uma embarcação.
Nesses paineis toda a história de vida de Nelson Mandela, que nasceu em 1918 e faleceu em 5 de dezembro de 2013. Foi um advogado, líder rebelde e chegou a presidente da África do Sul de 1994 a 1999 e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.
Ele nasceu numa família nobre numa tribo africana e aos 23 anos decidiu seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passou a ser líder da resistência não violenta da juventude. Por isso foi preso e tornou-se o prisioneiro mais famoso do mundo e, finalmente um grande político. 
Mandela passou 27 anos na prisão, tendo começado na Ilha de Robben Island e, mais tarde, em outras prisões. Depois de uma campanha internacional, foi libertado em 1990.
Vamos embarcar nesse catamarã para essa ilha.
Em Salvador comprei esse navio e o dediquei à minha patroa. Eles trouxeram o navio pra cá e traduziram "Paradela" para "Mazeba". Não gostei nada disso.
Deixando o continente...
Descemos da lancha e pegamos um ônibus. Já estamos na Roben Island, Ilha do Robben. 
Aqui nessa ilha, Mandela ficou preso e sofreu muito. O ônibus vai parando e esse guia vai explicando tudo. 
Inicialmente, a ilha era destinada a receber pessoas portadoras de peste bulbônica, depois lepra, para aqui serem isoladas. Muitos morriam e soldados eram contaminados.
Depois foi transformada em prisão para líderes de oposição aos regimes da África do Sul e também de outros países inclusive da Ásia.
Muitos aqui foram enterrados.
Local de muita tristeza.
A Cidade do Cabo do outro lado.
Aqui o líder explica que Mandela trabalhava quebrando pedras. Outra curiosidade, todos os guias dos diversos ônibus e que apresentam o antigo presídio estiveram presos aqui.
Aqui foi enterrado um grande líder de um outro país. 
Vamos entrar no presídio.
Nosso guia mostra essa foto  da viagem dos últimos presos políticos saindo dessa ilha, em 1991.
Um corredor com as diversas celas. Numa delas ficou Mandela.
Alguns tinham cama.
Este guia dormia no chão, quando aqui foi prisioneiro. Ele mostra os exercícios que fazia para se esquentar e sobreviver. 
A alimentação dos prisioneiros era de acordo com a sua origem. À direita a comida dos Bantos, que habitavam a África Central hoje  Angola, Congo...
Outra curiosidade, os prisioneiros eram separados de acordo com a sua linha política, de qual partido ou grupo a que pertencia.
Uma minúscula cela de hospital.
Vamos andar pelos pátios.
Aqui Mandela quebrava pedras, como mostra a foto. Ele foi inicialmente proibido de usar óculos escuros, e o brilho das pedras de calcário fez com que sua visão ficasse permanentemente danificada.
Uma mínima cela, sendo o vaso sanitário esse balde vermelho.
Uma experiência incrível. Deixo de falar muita coisa, pois os guias falam em inglês e o meu, principalmente para ouvir é péssimo.
Já no catamarã de volta.
Cruzando com um navio pirata, que leva turistas.
Lobos marinhos ficam tranquilamente no pier, pertinho dos turistas.
No dizer de um ex-Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Mandela foi "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".




















Comentários

  1. Obrigada por compartilhar sua viagem... Estou adorando conhecer um pouquinho mais da África com vc! (Adriana Levate)

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação boa, Cléber ! Sei que você não é pessoa de deixar as coisas pra depois e vai postando mesmo com as canseiras que as andanças turísticas produzem. Mas, em primeiríssimo lugar está seu descanso. Nós estamos aqui em segundíssimo lugar, muito agradecidos por todos os seus fabulosos relatos e fotos. Desfrute bem essa viagem !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês