BRINCAR OU CELULAR?

É assustador o uso exagerado de eletrônicos por parte das crianças e jovens também adultos, que passaram a ser dependentes deles, interrompendo relações sociais e familiares e isso tem preocupado educadores de todo o mundo. 
Aqui na Escola Pedro Vicente de Freitas a Professora Laura Maciel Varagt, de Educação Física, está executando um projeto para chamar a atenção dos alunos e familiares para esse problema.
Pois, sexta-feira três delas do 8º ano, me solicitaram uma entrevista para falar um pouco sobre brincadeiras de antigamente, época em que não havia celulares. Achei legal levá-las comigo na casa de D. Nina, para juntos ajudá-las nesse trabalho. Aí estão elas, Hilária, Maria e Emily.
Foi legal! Nina citou algumas como amarelinha, passar anel, brincar de rodas. Eu lembrei de outras que a professora, certamente, não recomendaria hoje. Coisas de moleque como "carniça" e "garrafão". Quem erra leva muita porrada. Também tive minha infância sempre dentro de rios perigosos como Rio Doce, Paraiba do Sul e Itapemirim. Isso também agora não pode mais.
Mas lembramos dos piques, "peladas", queimada e recomendei o retorno do jogo de "bets", jogado em duplas com uma defendendo e a outra atacando duas casinhas. Veja lá
Sair do convencional conteúdo dado dentro de salas de aula é muito importante.

Comentários

  1. Excelente ideia !! Esperamos por mais escolas assim 👍🏻

    ResponderExcluir
  2. Os alunos merecem o melhor de mim, são ótimas crianças e Belisário tem tudo para o celular não vencer a batalha contra ser crianças que brinca.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita inveja das crianças porque sabem usar bem o celular. A gente, já muito idoso o que aprende hoje de manhã, geralmente de tarde já esqueceu. Agora, tudo tem seus pros e seus contras. Ficar muitas horas parado, até mal assentado, sem se exercitar, conversar ou ler e escrever não é bom para o desenvolvimento das crianças, nem para sua capacidade de interagir, de se relacionar social e culturalmente de forma presencial. No limite certo, a tecnologia é uma maravilha. Parabenizo as crianças que sabem usá-la inteligentemente, sem
    prejudicar seu crescimento em tudo que fará dela um adulto grandes vitórias.
    Obrigada pela visita, voltem sempre que quiserem, eu também aprendo com vocês pois as escolas hoje têm muito mais recursos e os professores são mais bem preparados. A vida também exige mais. Todo mundo tem que ter uma profissão para ser independente, ter sucesso e ajudar no desenvolvimento de seu lugar de morada. O caminho é esse mesmo : estudar, sair, pesquisar, confrontar opiniões, experimentar, seja seu ideal qual for isso ajuda muito. Felizmente as crianças hoje não têm que passar por doenças como passei eu, sarampo, catapora, varicela, verminose, piolhos, sarna, etc, hoje tendo testes múltiplos ao nascer, vacinas e assistência de pediatras e muitos outros especialistas. Até quem nasce com alguma deficiência tem chance de vencer na vida, pois a cada dia temos mais recursos. É preciso valorizar isso e aproveitar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês