QUE TARDE AGRADÁVEL NO GAB!

Aconteceu o encontro do Projeto Mente Ativa, que recebeu três visitas muito especiais: o casal Leandro e Kyvea, com o filho Lucas.
Ambos são biólogos, moravam na Serra do Brigadeiro, mas decidiram se mudar para o centro urbano de Belisário.
Lucas também quis dar a sua colaboração.
A turma vai chegando...
A professora Kyvea leciona na Universidade de Minas Gerais-Polo Carangola e abriu a tarde falando um pouco de seu trabalho. 
Zezinho Percínio não perde nada, para postar em seu canal. Ele tem uma ótima relação com 'Leandro dos Muriquis", como é conhecido na região e logo você saberá o motivo.
Vai chegando gente e eu vou atualizando as fotos.
Na fala de Kyvea ela quis saber quantos dos presentes moraram na roça, como ela vinha fazendo até aqui. Vê-se que a grande maioria levantou a mão.
Leontina e Graça deram depoimentos da vida difícil que levaram morando na zona rural. 
Leandro assumiu a palavra. Ele formou-se em Viçosa em 2003 e em 2004 mudou-se para a Fazenda do Brigadeiro, na sua parte Norte, isso aqui em nossa região, lá morando e pesquisando  os muriquis, o maior macaco das Américas. 
Depois de 3 anos voltou para a Universidade de Viçosa para fazer um Mestrado nessa área.
De muita sensibilidade e espiritualidade, Leandro conta um experiência que mudou a sua vida. Já há 8 meses pesquisando os muriquis, estava desanimado com a dificuldade de ser aceito pelos macacos, mas certa vez passou por um risco grande em chegar até eles, escorregando e se arranhando por uma encosta, mas para a sua surpresa viu expressões de aceitação por parte de cerca de 40 muriquis, que não fugiram quando ele conseguiu chegar na parte baixa da encosta, quase que rolando. Ali ele confirmou que esse era mesmo o seu trabalho e foi o seu momento decisivo de desapego de tudo para se dedicar a esse trabalho de pesquisa, para preservação desse espécie.
Enquanto isso Lucas ia experimentando a sua fantasia para o CARNABELI.
Leandro fala de um canal muito legal no Youtube do MIB- Muriqui Instituto de Biodiversidade, uma ONG onde ele é Diretor Técnico e pesquisador. O Instituto tem parcerias com a Universidade de Viçosa e diversas outras instituições, empresas e  tem como objetivo a conservação da fauna desses primatas e da Mata Atlântica num todo.
Os nossos são os Muriquis do Norte (Minas, Espírito Santo e Bahia) que é aquele que mancha a carinha com a idade. É uma categoria em extrema ameaça de extinção e eles somente existem em 12 localidades desses estados, num total de 1.000 indivíduos, sendo que aqui na Serra do Brigadeiro eles somam cerca de 350 indivíduos.
Zé Maria conta uma sua experiência com o falecido Bentinho, limpando o quintal do Antônio Moreira,  mostrando-se o Bentinho também como alguém comprometido em preservar a natureza se recusando a capinar ervas medicinais, que para Moreira era mato.
Alguém perguntou se tinha onça na Serra do Brigadeiro. Lucas logo arrumou uma fantasia, para confirmar a palavra do pai que tem sim. 

Leandro é autor desse livro infantil "As Aventuras de Luna".
Projetamos parte  de um filme no telão:"Entre Montanhas e Muriquis"
https://www.youtube.com/watch?v=7SFmgnaWgB8
A programação ainda não acabou. Osvaldina completou 82 anos na segunda-feira e veio fazer o terceiro dia de comemoração aqui com o nosso grupo.
Mirian, coordenadora do Mente Ativa a colocou na roda, junto com a filha Nilda, para que alguns pudessem falar um pouco sobre essa amiga.
Mariazinha abriu, com palavras elogiosas à aniversariante.
Leontina, irmã da aniversariante deu continuidade. Ela era mocinha quando Osvaldina nasceu.
Por falta de tempo poucos puderam falar. Vamos cantar parabéns!
Olha que festa caprichada. Papa de milho verde, arroz doce, Romeu e Julieta...
...salgadinho e bolo, além de sucos diversos e refri.
Opa! Nilda também fez sorvete.
Troca de experiências: uma passa conhecimentos acadêmicos e a outra passa experiência de vida. Com Leontina...
... e com Aparecidinha.
Crianças da cidade brincam com jogos eletrônicos e filho de ambientalistas, criado na roça, brinca com sapo de verdade.
Tornaram-se amigos: Rildo, Arquiteto e nosso artista em entalhes de madeira e Leandro.
O bingo não pode faltar.
Efigênia ganhou o livro, autografado pelo autor.
Angelina um brinde oferecido por Mirian.

Manezim também ganhou.
Num arranjo meio parecido com as eleições da Venezuela, Lucas ganhou um pacote de balas e bombons. Por "coincidência", passei a cantar todos os números que ele precisava. Após cada um ele dava um grito de alegria.
A avaliação foi a melhor possível. Encerramos com uma oração, seguida do Pai Nosso Ecumênico.
E Lucas foi de charrete com Cristóvão e Josina até a saída de Belisário. 
Fui de carro buscá-lo. Um doce esse garoto.
Terça próxima, receberemos outro casal também neorurais e professores. Moram lá na Serra.

Comentários

  1. Maravilhoso tudo! O Projeto Mente Ativa com certeza é um marco na vida de todos os participantes. O trabalho dos Professores Kyvea e Leandro são daqueles que a humanidade não poderia pagar com todo o ouro da terra, pois cuidam da nossa Mãe Terra quer sustenta a todos nós, cuidando de sua fauna. Parabéns Míriam, Cleber, Perof. Leandro, Prof. Kyvea e todos os idosos que estão com sua mente ativa para aprender e participar da construção deste mundo, como fizeram ao longo da vida com o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Além de proveitoso é sempre muito agradável esse projeto Mente Ativa da psicóloga dra. Mirian Sigiliano Paradela. Sinto não poder também participar, dadas já minhas limitações físicas da idade. Mas, sempre aproveito muito vendo o que o dr. Cléber (marido de Mirian) narra aqui no seu blog e fico feliz vendo a participação de tanta gente trocando suas experiências de vida. Parabéns a todos e Belisário agradece !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês