PREFEITO VISITA BELISÁRIO
Dr. Marcos Guarino tem muito carinho pelo nosso distrito e está sempre por aqui.
Chegou bem cedo nessa sexta, acompanhado do Engenheiro João Ciribeli, do DEMSUR, da Secretária de Direitos Humanos Tatiana Rangel. Silvan Vital é servidor da Prefeitura e faz os links de diversos órgãos de lá com o nosso distrito.
Olharam os serviços de retirada de barreiras e encascalhamento dos morros, feitos pela Secretaria de Agricultura essa semana.
Começaram as visitas pela casa de Túlio. Como se sabe, o DEMSUR resolveu a primeira parte de um problema de falta de captação de água de chuvas que corriam pelas ruas e entravam em casas e quintais.
No entanto, há ainda um problema com fortes águas que vêm do pasto, passam pelo quintal de Túlio e de dois de seus vizinhos. Também precisam de ser canalizadas.
Alguns atribuem as inundações em uma casa na parte de baixo a essa obra que aqui foi feita. O Engenheiro contesta essa versão. Segundo ele o problema está ligado ao assoreamento da encanação na região alagada. Também venho emitindo essa opinião. O DEMSUR fará a limpeza da rede na região, tomada de lixo e outros materiais como terra, areia, etc.
Um encontro de prefeitos. Vinicius é o prefeito de Belisário para cuidar dos cães e gatos. Igor, do Centro de Zoonose do Município sempre aqui comparece para atender às suas reclamações. Lâmpada queimada em postes também é de competência dele acionar o órgão municipal.
A Secretária Tatiana está convidando Lucinéia para um evento na Gávea, em Muriaé, ainda em janeiro, promovido pela sua Secretaria, para Pessoas Com Deficiência. A Prefeitura irá fornecer condução para os de Belisário, como já fez em evento anterior.
Ela vai me mandar o folder de divulgação.
Próxima parada aqui em casa, onde Mírian os esperava para um cafezinho.
Daqui eles rumaram na direção da Serra, para ver as estradas. Passaram toda a manhã rodando e soube que almoçaram no Restaurante Fundo de Quintal.
Muito bom ter um prefeito sempre por perto, sendo que a Associação de Moradores de Belisário tem tido bons contatos com ele e sua equipe.
Em primeiríssimo lugar, cumprimentos ao prefeito de Muriaé, MG, o médico dr. Marcos Guarino, autoridade sempre presente nas celebrações do município e sobretudo sempre atento às necessidades e reivindicações. O nosso mais profundo agradecimento, dr. Marcos. É um prazer muito grande sempre vê-lo trabalhando com sua equipe no nosso município, hoje um dos maiores e mais desenvolvidos de Minas Gerais. E que bom que desfrutaram do cafezinho de Mirian, em casa do nosso presidente do GAB, dr. Cléber Paradela, também incansáveis no trabalho por Belisário, um distrito que quer ser sempre um orgulho do município de Muriaé.
ResponderExcluirFalando das águas. Parece-me, no mínimo, contraditório que estejamos aqui cuidando de controlar excesso de água, quando em muitas partes do mundo o problema é exatamente a escassez dela. Acho que precisamos de desenvolver sistemas para "segurar" as águas nos terrenos inclinados e não de canalizá-las cá embaixo. Como sabemos, se a água fica retida lá em cima. ela acaba chegando ao lençol subterrâneo que vai alimentar as nascentes durante a estiagem. Por outro lado, águas de enxurrada vão provocar erosão superficial e carrear para os rios milhões de toneladas de solo fértil . Não tenho aqui nenhuma ideia milagrosa para "segurar" água, mas podemos iniciar com os "cordões" em contorno (curva de nível) que são exequíveis e eficientes. (Os colegas da EMATER conhecem muito bem o sistema). Em situações específicas, as "barraginhas" têm se mostrado eficientes No caso das pastagens, a escolha da espécie certa de capim pode ser de grande ajuda. Gramíneas em touceiras escondem a erosão. (Dárcio Calais)
ResponderExcluir