ISSO É PREOCUPANTE!

Sempre leio tudo que se publica EMBELISÁRIO. A matéria de hoje confirma uma preocupação que carrego há pelo menos meio século.
Numa simples observação da 1ª e 3ª fotos, percebe-se claramente que estamos caminhando para uma desertificação total e irreversível. Em terrenos fortemente acidentados (declives acentuados), pastagens totalmente degradadas e solos compactados pelo intenso pisoteio dos animais não pode haver infiltração das águas da chuva. 
E se águas da chuva não chegam ao lençol freático , a consequência imediata e desastrosa será o colapso das águas naturais. Mesmo numa visão à distância, as fotos mostram que em vários pontos a erosão já atingiu o Horizonte C do solo, isto é, mesmo que haja um isolamento da área, a vegetação natural não será capaz de se regenerar. 
Qualquer belisariense com mais de 40 anos (talvez 30), já conheceu muitos cursos d'água que desapareceram. Nosso comentário está focado em uma microrregião, mas a desertificação é "galopante" em quase toda Zona da Mata e a diminuição das águas é um fenômeno mundial. Não há dúvidas de que a guerra pela água será bem mais acirrada do que a guerra pelo petróleo. 
Solução? As áreas de recarga das águas subterrâneas devem estar cobertas de vegetação, não necessariamente arbóreas. Como implementar essa medida? Bom, aí é outra história. 
Matéria de Dárcio Calais - B. Hte

* Dr. Dárcio é Engenheiro Agrônomo, com um vasto e respeitável curriculum e filho de Belisário. Sua mãe, a Professora Maria Amélia Meireles Calais, dá nome à nossa escola municipal.
Nesse texto ele comenta a matéria de nossa visita ontem a Miradouro, aqui publicada.

Comentários

Posts mais visitados do último mês