BYE BYE BRASIL!
Temos falado sobre esse evento que foi aberto na manhã de quinta, no GAB, em Belisário, envolvendo 8 países da América Latina e lideranças de várias regiões do Brasil; " Nosso encontro é pra somar a doçura do espírito à resistência à mineração. É um encontro de amizade, de amorosidade e também de cuidados com nossa saúde mental. É um encontro de humanos e não humanos como a água, a terra, o ar, as florestas, os animais e toda a criação que convive e compartilha a Casa Comum".
Pois ele está em seus momentos finais.
Lembrando que se trata de uma programação da REDE IGREJAS E MINERAÇÃO, um espaço ecumênico formado por comunidades cristãs da América Latina, tendo como foco a criação de instrumentos para o enfrentamento dos impactos e violações dos direitos sociais e ambientais, decorrentes da mineração em seus territórios. É internacionalmente conhecida a luta de Frei Gilberto em torno desse tema.
Moema integra uma comissão da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, justamente na área de mineração. Ela divide a sua vida entre Londres e Rio de Janeiro.
Pena tê-la conhecido somente hoje, por estar em viagem. Temos algumas coisas em comum, além da nossa visão ecumênica, ela tem bons conhecimentos da educação metodista quando seus filhos estudaram no Instituto Bennett, no Rio, em mesma época que meus sobrinhos. O Bennett faz parte da Família Paradela.
Estava muito bonito o salão com a presença de alunos do Ensino Médio, de nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.
Maria Fernanda tem a sua participação, externando a preocupação em criarmos uma sociedade que tenha apenas o dinheiro como foco, se referindo aos falsos apelos que uma atividade minerária possa trazer para a nossa região, ocultando os seus malefícios.
Ela e Camila têm uma ótima capacidade de comunicação. São lideranças jovens que precisam ocupar espaço na nossa comunidade.
Alguns dos presentes também se manifestam.
Estão caminando para o fechamento dessa intensa maratona que aqui participaram.
Tudo sendo registrado.
Essa veio do Maranhão.
O professor mostra a sua preocupação em ver todos saírem desse encontro com posições firmes a serem adotadas pela "Rede" nessa luta de preservação na natureza.
Ao seu lado Dom Giovanni Hurtado, bispo de Lacatunga, Equador.
Com a palavra o representante da Guatemala.
Guilherme é gaucho, morando atualmente na Alemanha e atuou na logística do evento. Recebi dele uma publicação de diversos autores, todos integrantes da REDE IGREJAS E MINERAÇÃO, economistas, jornalistas, etc, com o título " A Economia de Francisco e Clara", sendo o livro endereçado à biblioteca da Escola Estadual.
Esta tem mais de 4 décadas de militância em movimetos sociais. Resume suas palavras num cântico: " O mundo será melhor quando o menor acreditar no menor"
Os alunos deixaram o salão e o seminário continua. Frei Gilberto me apresentou ao grupo e pude dar o meu depoimento de ter abandonado uma posição quando aqui cheguei, de intermediar conversas entre mineradora e a comunidade. Esse tema hoje deve ser discutido com o grupo ligado à comunidade católica, que está muito bem instrumentalizado para fazê-lo.
Eles se dividem em grupos para dar o fechamento de tudo o que discutiram nessas muitas horas aqui em Belisário.
Precisam formular um documento que resuma tudo o que aqui aconteceu.
Vão trabalhando e lanchando. Eles têm poco tempo já que o evento se encerra nessa manhã de segunda.
O ônibus da "Novo Horizonte" já está chegando para levá-los para o aeroporto do Rio de Janeiro.
"Nem" no volante vai conduzí- los.
Mas se você pensa que as coisa agora vão se acalmar em Belisário está muito enganado. Semana que vem receberemos mais pessoas importantes que virão trazer luzes para a nossa comunidae e levarem experiências que o nosso distrito hoje já oferece. Depois falo a respeito.
Bravo! Isaias Laval
ResponderExcluirImportantes reflexões para a comunidade e todos nós habitantes dessa casa comum. Parabéns aos organizadores!
ResponderExcluirBoa viagem irmãos da nossa América e breve regresso !
ResponderExcluir