O CAMPO PRODUTIVO PRESENTE EM BELISÁRIO

Chegaram na hora do almoço e foram direto para o Restaurante Fundo de Quintal.

Vieram muitas autoridades municipais: Secretário: Cezar Bianchi, do Desenv. Econômico, Vanderléia de Castro, Sec. de Governo, Amauri é Sec. Adjunto de Agricultura e Kathellen, que coordena do Programa Campo Produtivo. Na extrema direita a presença do SEBRAE, que muito auxilia na capacitação de equipes para o desenvolvimento. 
Ao lado de Vanderleia, Antônio Augusto Garcia Veríssimo, que veio de Brasília. Ele é Coordenador do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Fernando Levati, Secretário de Agricultura, sempre presente por aqui

Mauro Francisco de Aquino é secretário de Urbanismo de Muriaé. Ele veio  para iniciarmos uma parceria com o GAB, num projeto muito interessante para Belisário, com a Prefeitura de Muriaé. Depois a gente fala a respeito. Os demais são de espera Feliz, ligados ao Desenvolvimento Agrário.

Os doces daqui, já incluídos no buffet livre, fazem muito sucesso.

Tudo registrado.

Alguns desceram para Muriaé. A turma da Agricultura vai voltar à noite para participarem de mais um Concurso Leiteiro. Os caras não têm hora para parar de trabalhar.
O nosso destino foi a Fraternidade Francisca. O Frei Gilberto estava passando o café, lá mesmo produzido.
Padre Eduardo também na recepção da turma.
Com direito a broa, sem farinha de trigo. Na cabeceira da mesa o amigo Víctor, produtor rural que tem forte liderança no assentamento Bonsucesso, aqui pertinho, em Belisário. 
Frei Gilberto explica o processamento da banana aqui produzida, de forma a transformá-la em banana passa e farinha de banana, com a qual fez essa broa. O valor da banana na caixa é muito baixo e assim a produção tem um maior valor agregado, se transformado nesses produtos. Traz mais ganho para o produtor.
Vamos até o Erimitério.
Muito bonito o percurso.
Erimitério significa, ao pé da letra, casa onde habita o eremita, aquele que vive só. Aqui tem o significado de local de reflexão, de oração.
A turma do Campo Produtivo.
Frei Gilberto explicou que estamos comemorando 800 anos da vida de São Francisco, que teria montado o primeiro presépio vivo, relembrando o quadro na estrebaria em que Jesus nasceu. A partir daí começaram a representá-lo através de figuras, como este. 
Estava no carro com Amauri Guarçoni. Vamos em frente, tendo a Serra do Brigadeiro à esquerda.
Com destino à casa da Toninha/Tadeu.
Ela produtora de doces, de alta qualidade. A família é muito empreendedora.
Receberam feijão da EMATERe para cada 1,5 kg plantados colheram 100 quilos.
Uma passadinha rápida pelo GAB.
O Projeto Mente Ativa estava lá reunido, juntamente com uma médica geriatra e estudantes da PUC-Betim. 
Mirian fala um pouco sobre o projeto e Katllen apresenta o visitante do Ministério do Desenv. Agrário, que também traz uma palavra para o grupo.
Ele gostou de conhecer o Museu Tic-Tac.
Mais uma vista ao campo. Agora na propriedade de Elson Clemente.
Edivan apresenta o moinho d'água.
A produção de mel...
Logo Elson chega. Ele é um especialista em apicultura, já com muitas décadas de experiência. É o maior produtor da região.
Generosamente oferta um pote de mel para cada um dos visitantes. Antônio prometeu que entregará um para o Ministro do Desenv. Agrário. Cobrei dele a foto fazendo isso.
Aqui encerramos o nosso giro. Sempre muito interessante essas voltas pelo campo, lidando com pessoas de muito valor.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês