INTERCRAS-BELISÁRIO 160

Aconteceu na tarde dessa sexta. Um belíssimo evento organizado pelo CRAS-Belisário. D. Nina presente. Natayna, a Coordenadora da UBS, passa para tratar algo com D. Nina, juntamente com Natânia e vai para a foto. Tem de haver carinho para com a sua saúde.

Cristina é a Coordenadora do CRAS-Belisário e tem feito um belo trabalho.

O CRAS está ligado à Sec. de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Muriaé e tem várias servidoras presentes no evento. Raquel é a Coordenadora de Proteção básica.
Aline, na extremidade, é Assistente Social de nosso CRAS. Depois dela Thaís, Coord. dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Alcilene é Nutricionista.
Essa figurinha quem é? Marina é filha do "Macarrão", que faz parte da história recente de Belisário. Sua esposa é Maria Angélica.
Entrando no  salão bem ornamentado, preparado pela equipe do CRAS, com apoio de uma equipe do GAB.
A garotada que vai jogar capoeira é toda de Beli. Uma equipe, sob o comando do Mestre Babinha, veio de Muriaé para ajudar nas disputas e fazerem os sons com berimbau, pandeiro,atabaque...
Walbert foi o mestre cerimônia.
Ele fez um belo trabalho aqui no GAB, em 2018.
Voltemos ao evento. Vá vendo quem estava presente.
Decoração com detalhes criativos.
Cristina fez a abertura do evento, por ela coordenado.
Gabi fez a leitura de um pequeno histórico da vinda, há 160 anos, de famílias de Ubá para essa nossa terra, sob o comando de Belisário Alves Pereira, que veio gerar o nosso querido distrito.
Também fizemos uma saudação aos presentes, em nome do GAB, que coordena as comemorações dos 160 anos, destacando a eterna gratidão da comunidade à D. Nina Campos que veio dar visibilidade ao nosso distrito e dotá-lo desse patrimônio de infinito valor.
De pé, o Hino Nacional Brasileiro é cantado.

E começam a jogar a capoeira.
Os jurados vão dando azul, vermelho ou os dois, em caso de empate, de acordo com o desempenho da cada um. Dayse, Vice-Presidente do GAB, Mestre Cabeça e a instrutora Castanha.
A Professora Denise presente.
Wendel brilhou...
Foram vários jogos, em diversas categorias, masculina e feminina. Vão sendo premiados.
José Maria Muniz, Tesoureiro do GAB, em nome da diretoria, faz uma homenagem ao Mestre Babinha, que teve boas passagens com a capoeira com nossa garotada, aqui em Belisário.
Ele começou seu treinamento e estudo, em 1990 e ao longo de sua carreira passou por outras escolas de Capoeira fazendo parte, atualmente, da Fundação Internacional  Capoeira Artes das Gerais.
Ao longo de sua trajetória realizou e participou de diversos eventos como festivais de Capoeira Nacional e Internacionais , por todo Brasil e Europa. 
O Mestre Babinha trouxe para Muriaé delegações de Capoeiristas da Itália,  Bélgica, França,  Estados Unidos e por último, da Lituânia,  onde participaram de festivais internacionais e visitaram os projetos Sociais desenvolvidos na Prefeitura e Projetos Sociais desenvolvidos por ele e  pela sua equipe de graduados.
Somente na Prefeitura ele trabalhou por quase 20 anos como educador social, vivenciando profundas transformações em crianças,  jovens , adolescentes e idosos.
Sobre a capoeira, que já foi proibida no Brasil assim como o futebol feminino, ela é uma prática excelente  em diversos aspectos e  muito marcante no contexto social, sempre desenvolvida como ferramenta de socialização.
Mestre Babinha:   Belisário faz 160 anos e  você  faz parte dessa história.
D. Nina fez a entrega de uma placa, oferecida pelo GAB e falou de seu orgulho por estar homenageando o Mestre Babinha. 
Uma foto oficial desse belo evento.
E a gratidão de Belisário pela presença dessa turma.
Vou postar em seguida outra matéria, com fotos que Mirian tirou das competições.





Comentários

  1. Rever o Mestre Babinha foi para mim uma grande oportunidade. Ver aqui um pouco de sua extraordinária trajetória no reconhecimento da Capoeira como elemento de socialização, educação, formação física, moral e de cidadania foi mesmo espetacular. O jogo de Capoeira das crianças e jovens de Belisário, por ele e tantos outros tão bem organizado, fez da tarde de 02 de junho de 2023, no GAB, um evento mágico na Abertura dos Festejos em comemoração dos l60 Anos da criação de nosso distrito. Parabéns a todos os envolvidos, inclusive à entusiasta plateia que esteve presente. Nina Campos.

    ResponderExcluir
  2. Às meninas da UBS de Belisário, muito agradecida pela imediata ajuda que me deram no dia 02 de junho, sem a qual teria perdido o grande evento no GAB que foi a Capoeira, jogada por crianças e jovens de Belisário no GAB. Acima de tudo, saber que podemos contar com sua ajuda na hora que mais precisamos, é mesmo um bálsamo !

    ResponderExcluir
  3. Foi brilhante todo evento. Muito carinho e amor depositado em cada pedacinho dessa decoração, e em cada apresentação muita dedicação e respeito aos mestres. Parabéns aos organizadores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês