A UFJF EM BELISÁRIO

Não estou falando do campus avançado que esteja sendo aberto em Belisário. Por enquanto não. Quero lhe mostrar é a anunciada visita que recebemos na noite de sábado de próximo de 70 estudantes, professores e monitoras do curso de Geografia daquela Universidade, da qual fui aluno e disso muito me orgulho.
Mirian preparou esse ambiente para recepcioná-los.
O nosso  Luiz, que tem dificuldades de fala e audição, mostrou-nos muita sensibilidade em ajudar Mirian a montar esse palco. É rico em detalhes e de muita disposição para ajudar.
Ficou assim.
Depois das 19 eles chegaram, em dois ônibus.
Que orgulho para Belisário receber essa turma!
Para minha surpresa essa turminha declarou que adoram meu blog e queriam saber quanto deveriam pagar para sair na matéria. Imagina se eu iria cobrar isso.
Mirian ajudando a recepcioná-los.
Wendel deu a saudação inicial: "sejam muito bem vindos a Belisário 160 anos".
Essa data é muito especial. Aniversário de Mírian. 
Todos cantaram parabéns para ela, após eu anunciar isso.
O nosso artesão e ambientalista Zezinho Percínio trouxe uma palavra de 15 minutos, apresentando a Serra do Brigadeiro e expôs a sua conhecida preocupação em relação à proteção ambiental e preocupação em relação à entrada de mineração nessa região,  área de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
Neurita e Creuza  prepararam, durante o dia, essa comidinha para a turma.
Canjiquinha com carne moída e linguiça e canjicão doce.
Alguns alunos ficaram bem instalados em suites.
Mas o GAB não tem estrutura para preparar em um bom padrão a hospedagem de 70 pessoas, como nesse caso.  Foi preciso improvisar colchonetes em camas provisórias e mesmo no chão.
Agora eles vão curtir a frenética noite de Belisário.
Foram para Quiosque DanYse e lanchonete do Geraldinho, no Posto de Gasolina.


Luiz  tem de sair na foto. O cara é muito especial.
Sônia e Mírian brilharam nos preparativos dessa recepção. Foram muitas horas de dedicação por parte de ambas.
Já na manhã de domingo. Agora é preparar o café da manhã. Neurita deixou muita coisa adiantada. Efigênia e Aparecida são duas excelentes voluntárias, sempre respondendo, quando solicitadas. 
Graça também presente no apoio, Ela também é do Projeto Mente Ativa, assim como Ciro que esteve presente  porém sem registo fotográfico..
Aí está! Café, suco, nescau, broa e bananas, oferecidas pelo produtor João Batista, da Comunidade Fazenda Veiga.
Opa! Teve cachorro quente.
E por falar em cachorro quente, como sempre acontece no GAB, os cachorros de rua entram na festa, mas não na panela.
Professor Gustavo é o organizador desse projeto de campo. Ele já esteve hospedado em nosso pousada, visitando o amigo Frei Gilberto, na Fraternidade Franciscana.  Com isso, decidiu trazer seus alunos. Faz orientações para o dia e agradecimentos à hospedagem. Declarou-se surpreso.
Uma fotinha com a a turma que o recebeu nessa manhã. Mirian teve impedimento para estar presente. Ao lado do professor Gustavo as monitoras Lídia e Yasmim.
E a foto oficial do encontro
Zezinho quis registrar esse momento muito importante para ele.
No meu carro fui guiando os ônibus.
Passando em frente ao Sítio Paraíso.
Aqui o destino da Programação: Fazenda da Ribada I, para uma visita a essa propriedade de José Calais, que recepciona com carinho o grupo.
Aqui a estufa de seu café orgânico.
Uma roda de conversa sobre a produção agro-ecológica, com a produção de alimentos saudáveis.
De Muriaé vieram os professores Lucas e Aline, ele do Instituto Federal Sudeste. Ambos são geográfos e também engajados na luta pela produção,  de produtos de forma saudável, com proteção do Meio Ambiente.
Também manifestações do nosso Eduardo, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da região, que também tem  um posto de atendimento aqui em Beli.

Despedi-me da turma e vim conduzindo os motoristas até a Fraternidade Franciscana, para verem quanto a possibilidade do ônibus maior chegar até lá. Estrada ótima e assim eles chegarão com facilidade.
O grupo irá almoçar em Belisário e fará uma visita de campo lá na Fraternidade Franciscana, para mais uma roda de conversa, agora com "Pavão", outro nosso ambientalista que merece respeito. No final da tarde eles retornam para Juiz de Fora.
Foi muito bom para o nosso distrito, que caminha para ser reconhecido como um polo de turismo na região, receber um grupo de tão alto nível.
Em agosto o Professor Gustavo retorna para cá, trazendo uma turma de pós graduação. 

Comentários

  1. Que lindo e importante evento! Parabéns Beli! Parabéns ao Luiz pelo palco, muito significativo da cultura local e mineira.

    ResponderExcluir
  2. Vou usar as palavras de Henry Ford para ressaltar a importência desse evento: "Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória". Parabéns aos idealizadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês