FALECEU D. NELSA TROMBINO
Quem consultar agora as notícias de Belo Horizonte vai se deparar com a notícia do falecimento de D. Nelsa Trombino.
Para alguns de nossa região ela pode não ser conhecida, mas é uma referência na gastronomia mineira. Veja esses dois, dentre muitos textos que vi na internet:
"Um dos ícones da gastronomia mineira e brasileira, Dona Nelsa Trombino, fundadora do restaurante Xapuri, é homenageada no documentário em curta-metragem “A dona do tacho”, que tem pré-estreia neste domingo (16) no Matula Film Festival. A produção poderá ser assistida de forma on-line e gratuita acessando o site matulafilmfestival.com.br, enquanto a estreia oficial acontece no próximo domingo no perfil do Instagram da Cumbucca, plataforma de turismo gastronômico, comida e cultura alimentar em Minas Gerais."
"Mesmo sendo paulista, dona Nelsa Trombino encontrou em Minas Gerais o seu lugar e teve contribuição importante para o reconhecimento da gastronomia local. Ou seja, foi responsável por ajudar a sedimentar valores culturais, gastronômicos e urbanísticos em Belo Horizonte."
E essa arte na gastronomia passou para a família. Estivemos num evento em BH onde seu filho Flávio estava presente e também é uma referência na capital
E qual é a sua relação com Belisário? Aí está!
A família adquiriu já há alguns anos uma propriedade, comprada à época do compadre Tuti, onde montaram uma bela pousada. |
Estivemos também com ela aqui no Sítio Xapuri, quando ela estava estava recebendo a ilustre visita de Fernanda Takai, da Banda Pato Fu. Como se vê, D. Nelsa ajudou a impulsionar o turismo na nossa região e a família continua vindo por aqui esporadicamente.
De Priscila, que reside na propriedade aqui na Serra, recebemos a informação:
Rua Bernardino Theodoro da Silva, 86. Bairro Estoril.
Nossos pêsames à família.
Meus sentidos cumprimentos à família de d. Nelsa Trombino. Ela foi realmente pessoa de muito valor na gastronomia e na vida social e turística de Belo Horizonte.
ResponderExcluirAbriram uma filial aqui, em Belisário, dist. de Muriaé,MG, Pousada também de nome Xapuri, no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Aí, tive a satisfação de conhecer Fabiana e o marido francês, Pierre, filha e genro de d. Nelsa. Nina.