UM ENCONTRO MUITO ESPECIAL DESSA SEMANA

Estou falando do Projeto Mente Ativa, que se reúne todas as terças e esse encontro terá um desfecho muito legal.

Cristina, na extrema direita, veio do Rio. É amiga de Dani Clemente.
O tema dessa tarde foi Gratidão, com o objetivo de destacar entre os participantes a importância dessa virtude, que nem sempre é praticada, tendo como referência o apoio que vem sendo dado por parte de várias pessoas à D. Nina Campos, que acaba de retornar para Belisário, ajudando-a a colocar a sua casa perfeitamente arrumada.
É unânime o espírito de gratidão por tudo o que ela fez por Belisário e assim todos têm prazer em ajudá-la nessa hora.
Mirian ausente. Está ajudando na arrumação na casa da amiga Nina. Está fazendo isso desde domingo.
Bonitos depoimentos de algumas pessoas que apontaram outras pessoas que passaram por suas vidas e deixaram marcas de generosidade. A elas serão gratas eternamente.
O lanche foi colocado na mesa e D. Josina, sempre muito liberal, comentou que havia feito uma panela de canjicão, mas deixou de trazer quando foi dito no grupo que isso não seria necessário hoje, pois já havia bolo e biscoitos suficientes. A turma não gostou e Daniela pegou o carro e foi lá no sítio de D. Josina para buscar a tal panela.
 
E tudo foi comido. Nada sobrou.
Ensaiamos alguns gritos de guerra e subimos a rua até a Praça da Matriz, pra chegar nessa casa, onde D. Nina passou a morar desde segunda-feira. 
Isso ao som de tambores e tamborim
De dentro Mirian fotografou.
" Oh! D. Nina, Cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!"
"Quem bom você voltar! Belisário é o seu lugar!"
D. Leontina trouxe uma palavra em nome do grupo.
Também Mateus Balbino falou, saudando D. Nina em nome da comunidade.
Ela ficou profundamente emocionada e declarou que tinha fama de ser durona e de nunca ter chorado, mas dessa vez não conseguiu segurar as lágrimas e teve sua voz embargada pela emoção.
Osmar Vital também veio abraçá-la. D. Nina tem o maior respeito pelo seu pai, Sr. Olindo Jorge Vital, que faz parte da história de Belisário.
Manezim e Landis têm muitas histórias com ela.
Túlio tem de publicar essa foto em seu instagram @belisario_em_foco.
Aparecida gosta de fotos com pessoas ilustres.
Com as lideranças do GAB.
Foi muita emoção e muita alegria. Ela deu uma pequena descansada e às 17 horas recebeu Heloisa para cortar seu cabelo. Em Belisário a cabeleireira vai em casa, se preciso for.
Amanhã vamos a Muriaé para compras de algumas coisas para a casa, ainda inacabada.

Comentários

  1. Seja muito bem-vinda dona Nina!

    ResponderExcluir
  2. Quando me apresentaram Osmar Vital, me segurei para não fazer um discurso sobre o grande belisariense que foi seu pai, sr. Olindo Jorge Vital. A hora era do grande grupo que me recebia, então não era minha vez de falar muito. Mas, aqui vai um pouco dele: aos domingos, seu Olindo tocava sanfona para o grande público da época dançar. Seu terreirão de secar café ficava apinhado de gente, alguns até tomando uns golinhos da cachacinha aí fabricada. Nas fôrmas de rapadura, ele deixava bastante sobras, que era para a meninada se deliciar, cada um com sua colher, me contou d. Maria turca e d. Nair, minhas vizinhas, repórteres. Depois, quando veio a EMATER, parece que em 1978, no governo estadual de Francelino Pereira, que criou um programa formidável - o CAC - CENTRO DE APRENDIZAGEM COMUNITÁRIA, para desenvolver 20 distritos rurais mineiros, a EMATER levou dois anos para organizar tudo. Depois de formada a associação de suporte, alguém do lugar tinha que doar um terreno para a construção da escola, para os aprendizes de muitas profissões, com os melhores equipamentos da época. No programa, chamado PRODEMATA, havia também Encontros e Torneios de todo tipo entre os CACs. Já o 2º, de 22 a 24 de agosto de 1986, já foi em Belisário. E, aí, não aparecendo o doador de um terreno para a escola profissionalizante, o proprietário de terras, alí na entrada da sede do distrito tudo em cafezal, o nosso grande herói, Olindo Jorge Vital, não resistiu à "feliz tentação" e doou 15.000 m2, hoje abrigando várias instituições e a Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. É isso: a vida só vale pelo de "lindo" que a gente faz dela !

    ResponderExcluir
  3. Feliz retorno D. Nina, Belisário ganha muito com sua volta!

    ResponderExcluir
  4. Lenir, te admiro muito pela pessoa, comentarista e professora que você é, e sempre será. Beijo e obrigada. Aguardo sua visita, como a dos que me fizeram "aquele carnaval" diante da minha nova casa, com tambores , faixa, cantos, gritos, etc. Belisário, Belisário é assim. E a gente se emociona até ao choro. Fazer o quê? E, ainda tenho na geladeira, algum do canecão da deliciosa canjica de d. Josina que me trouxeram. Mil vezes agradecida, gente maravilhosa !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês