ELES TAMBÉM FIZERAM A NOSSA HISTÓRIA

 

DONA DIOCESE

Fato verídico ocorreu no distrito de Belisário, na década de 50. Figura popularíssima na comunidade e estimado por todos era o preto quase velho Galdino Menegídio dos Santos, celibatário por convicção ou casualidade não era dos mais adeptos da labuta na lavoura; contentava-se em trabalhar não mais do que 2 ou 3 dias por semana. 
Essa “moderação” no trabalho era sustentada por um argumento contundente - o dinheiro é inimigo da pessoa, dizia ele. E olha que naquela época ainda nem havia onda de sequestros. 
Católico exemplar, Galdino era inclusive membro atuante da Conferência Vicentina, muito embora suas posses materiais o recomendassem mais como assistido do que propriamente como confrade contribuinte. Sua presença nas reuniões era sempre muito notada, não só pelo espírito caritativo como também pela voz de barítono com a qual animava os cânticos de São Vicente. 
Acontecimento importante ainda nos dias atuais é a visita do bispo diocesano às comunidades católicas. Há 65 anos, a chegada do bispo a Belisário era, no mínimo, o acontecimento do ano, com direito a foguetório, discursos e outras pompas do gênero. 
E o Galdino, que estava presente aos atos religiosos mais singelos, não perdeu um minuto sequer daquela visita pastoral de 1955. Assistiu a todas as missas, ouviu pacientemente os sermões e por fim acompanhou, em atitude visivelmente contrita, a procissão de encerramento. 
Teve também muita sorte pois, nos momentos da despedida, conseguiu até aproximar-se de Sua Excelência Revma. E não perdeu tempo. - Senhor bispo, fica mais com a gente, o senhor demorou muito pouco. E o bispo, com a ternura própria dos grandes corações, segurou-lhe o braço e disse com voz pausada e solene: - “Bem que gostaria, meu filho, bem que gostaria, mas, você sabe, não posso ficar muito tempo longe da Diocese. - Ah é? eu não sabia não... Então da outra vez que senhor vier “traz” a Dona Diocese pra gente conhecer ela, viu? 
 
* A contribuição veio do amigo Dárcio Calais,  Engenheiro Agrônomo, morador de BH e que também saiu de Belisário mas Beli não saiu dele.

Comentários

Posts mais visitados do último mês