HABEMUS MAIS UM PÁROCO!

Veja no banner abaixo que nesse sábado Belisário receberá o Padre Eduardo Carneiro, que estará assumindo a condução da comunidade católica no distrito.
Ele tem 52 anos, já foi Franciscano e  guarda uma relação antiga com Frei Gilberto,  tendo morado juntos em Betim, há 28 anos. Sua paróquia atual é Astolfo Dutra.

Sobre o Frei Gilberto, dia 9 de janeiro ele completará 27 anos de sacerdócio e no dia 2 completa  35 anos de Franciscano. Ele me informa que primeiro se forma como Frei e depois padre, podendo ter frei que não chega a ser padre, para tanto, deve completar uma formação em Filosofia e Teologia, para então se tornar padre.
Ele está em Belisário já há 12 anos onde exerce uma forte liderança junto ao seu rebanho e autoridades regionais. Aqui sempre cobrou o zelo da comunidade para com o seu Éden, no nosso caso, a Serra do Brigadeiro, desafiando a todos para lutarem pela preservação de suas águas, matas e fauna.  Ele lembra que na Diocese de Leopoldina a permanência de um padre numa paróquia gira em torno de 6 anos. Por fatores diversos, inclusive a pandemia, esse seu  tempo foi alongado.
Aqui a sua carga de trabalho tem sido muito grande, já que também  assumiu a paróquia de Itamuri há 5 anos. São dois distritos territorialmente grandes e ligados por estrada sem asfalto, com  problemas na época de chuvas... muito desgastante essa viagem, inclusive em horários noturnos, lembra ele.
Aqui, além das duas igrejas atende a 19 comunidades, também muito desgastantes as viagens entre toda essa região, por essas estradas. Também tem sob a sua responsabilidade a Congregação Santa Maria dos Anjos, por ele iniciada na Fraternidade Franciscana. Lá ele recebe jovens, preparando-os para serem freis.

Nessa linha você deve estar entendendo que vamos perder Frei Gilberto. Nada disso. Vamos continuar o histórico.  A ideia anterior seria Frei Gilberto ficar apenas com a Fraternidade Franciscana, na formação de freis e também de leigos, mas foi criada uma situação especial para o seu caso, de forma que ele ficará  sim com a Fraternidade Franciscana  e continuará nas paróquias de Belisário e Itamuri, juntamente com o Padre Eduardo, que virá na condição de "Pároco Solidário", uma situação excepcional em que ele também será o pároco local e não um ajudante do Frei Gilberto, ambos em pé de igualdade na administração pastoral. Dessa forma, Frei Gilberto continua conosco. Teremos dois párocos.
É claro que será muito bem vindo e recebido com o carinho próprio da nossa comunidade e também de Itamuri.




Comentários

Posts mais visitados do último mês