A FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA PEDRO VICENTE DE FREITAS

Foi no último sábado, mas somente hoje pudemos postar. A Feira de Ciências acontece anualmente nessa nossa Escola.
Na ornamentação a motivação para a Copa do Mundo. 
Várias turmas expõem seus trabalhos no salão.
Cada uma tem uma professora ou professor orientando, pelo menos nas séries iniciais.
Aqui pude beber uma água saborizada. Eles estão mostrando os diversos ciclos da água e  as transformações que são ou podem ser feitas com ela.
Uma exposição dos diversos vegetais nutricionais que podem ser cultivados em nossa região.
A Escola tem uma grande horta onde os alunos têm aulas práticas  e parte da produção é aproveitada na cozinha.
O mundo vem incentivando energicamente a reciclagem. Não dá para descartarmos tanto lixo na natureza.
Com palitos de picolé eles fazem essas caixinhas. Em Belisário não há tantos palitos jogados por ai. Nesse caso fizeram com palitos novos. 
Taças chiques feitas a partir de garrafas plásticas.
Muitos remédios podem ser substituídos por chás de plantas existentes aqui no distrito. Temos especialistas nisso, mas não estamos renovando esse saber. Folosino, Quirino...
A compostagem também é importante. É um processo de reciclagem do lixo orgânico, transformando-o em adubo natural, que pode ser utilizado substituindo-se o adubo químico. E isso também contribui para a redução do aquecimento global. Sabia que tem gente que nem acredita em aquecimento global?
     
Essa turma foi orientada a fazer pesquisas entre os próprios alunos sobre os impactos do necessário isolamento social decorrente da Covid 19. 
Aumentou muito o nível de ansiedade, depressão...
Na sala um programa no notebook onde você podia fazer um teste vocacional. O meu se aproximou muito do que eu fiz na vida profissional. Eu queria que desse agora como resultado: "você tem vocação para ficar a toa na vida".
O tema aqui é a importância da cobertura vegetal sobre o solo.
Há uma promessa e até teria um projeto pronto de se construir uma Estação da Tratamento de Esgoto aqui em nosso distrito. Enquanto isso, vamos mandando água poluída para os que ficam abaixo de nós. Em termos de qualidade de água estamos bem. O DEMSUR presta um ótimo serviço. Nossa água vem de poços artesianos e passa por exames sistematicamente. 
Uma equipe de professores vai avaliando os trabalhos. 
Agora a coisa complicou. Nunca havia ouvido esses palavrões. Mas os alunos explicaram direitinho. Dê uma lida. Se permanecer alguma dúvida me ligue.


Agora o tema são as células vegetais.
Poluição dos solos...
Tipos de solos...
Ainda sobre a importância da conservação do solo.
O que se produz em Belisário?
Tudo muito legal! Mais uma vez parabéns à equipe docente da Escola Pedro Vicente de Freitas e aos alunos que se empenharam na montagem da Feira. Esses projetos valem mais do que muita saliva gasta na ministração de aulas teóricas.  

Comentários

  1. Parabéns pelas pesquisas, dedicação dos alunos e equipes pelos temas tão importantes, pertinentes em nossa sociedade. Lindos trabalhos!

    ResponderExcluir
  2. Uma riqueza esse trabalho estudantil aí pela sua Belisário. Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês