MUITO BOM ISSO

Esse assunto estava de stand-by em função da Cavalgada, que foi tema das últimas matérias, mas ele se deu semana passada, quando Joel da FUNDARTE me procurou para localizar dois vizinhos meus, Reinaldo e seu irmão Nivaldo, ambos cadeirantes.

Isso mesmo: um carro veio no distrito para pegá-los para um evento em Muriaé.

Dê uma olhada aí!
Pedi a Evandro, um vibrante jovem da FUNDARTE que é responsável pelo Setor da Juventude daquele órgão, que falasse a respeito desse encontro e recebei a as informações.
Evandro explicou que o seu setor reuniu com diversas pessoas com deficiência e simpatizantes da causa da inclusão através do projeto INCLUSÃO SOBRE RODAS, desenvolvido dentro da FUNDARTE.
O projeto é coordenado pelo jovem de Vinícius Levate que é cadeirante e um grande defensor da inclusão social por meio da infraestrutura, esporte,  arte e da empregabilidade. O projeto vem sendo organizado e desenvolvido há um ano.

Vinícius Levate defende que apesar do nome do projeto ser INCLUSÃO SOBRE RODAS, essa inclusão é para todos, sendo seu sonho o de unir o máximo de pessoas possíveis, para defenderem seus direito e conquistar mais espaço.
Através do coordenador do Setor de Juventude Evandro Silva, o projeto entrou em contato com vários simpatizantes e pessoas com deficiência para uma roda de conversa onde teve a participação de dois cadeirantes do distrito de Belisário.
O objetivo do encontro foi em conhecer as demandas e as necessidades das pessoas com deficiência e os empoderar de seus direitos e deveres.
"Temos que conscientizar as pessoas com deficiência e seus familiares da importância da causa e não ficarem em suas casas excluídos e não participativos da luta social pela inclusão", destaca Adriana Levate, mãe do jovem Vinícius Levate e grande incentivadora do projeto, que ganha as redes sociais através de @inclusaosobrerodas, no Instagram.
As próximas ações do projeto pretendem chegar em mais pessoas com deficiência, pelos bairros e distritos de Muriaé, como também levar cultura arte e preparação profissional para os mesmos.
"Breve teremos mais um grande encontro, em setembro no mês internacional da inclusão, onde destacaremos a arte através das pessoas com deficiência. Será um grande marco no movimento já que a cultura e a arte impulsionam a sede de expressar o que todo o ser humano tem.
Com ações assim despertaremos  cada vez mais a vontade de lutar pela inclusão". Destaca Evandro Silva coordenador do Setor de Juventude.
Muito legal isso. Quem sabe a gente inverte um dia esse fluxo, trazendo essa turma para uma roda de conversa aqui no GAB, com direito a um passeio pela região mais próxima, Cachoeira do Nahor... Tá feito o desafio Evandro! É só marcar a data.

Comentários

  1. Ótimo ! Como usuária de andador, acho que um dos assuntos a serem tratados deve ser o de reparo nas calçadas com acesso e descida em rampas, além de correção de alguns degraus. De um modo geral, Muriaé e região têm muito bom tratamento ao deficiente
    em cadeira de rodas ou andador por parte da sociedade e dos motoristas. Um projeto tão bom como esse deveria ser batizado com o nome do extraordinário Evaldo Calcanho, não ? Parabéns, Adriana, Vinicius e demais apoiadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês