MAIS UM ENCONTRO DO MENTE ATIVA

Aconteceu na última terça e foi aqui em casa. Estávamos esperando o casal de amigos Reginaldo e Zélia, de JF e assim preferimos receber a turma aqui.
Eles chegaram pouco depois das 13 horas e a netinha Luiza também veio.



E logo o nosso quintal ficou cheio.
Veja se tem alguém seu no grupo! 
Aproveitamos para comemorar com essa turma o nosso aniversário. Começamos com uma reflexão sobre  SABEDORIA,  a partir daquele Salmo "Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios".
Somos mais ou menos sábios que os nossos filhos e netos? Conhecimento e sabedoria são as mesmas coisas? Quanto mais anos, mais sabedoria? 
A turma ia comentando a respeito. Aqui todos são motivados a expressar seus pensamentos.
Reginaldo trouxe bastante contribuição.. 
Mírian trouxe para as manifestações as formas de comemoração dos aniversários de cada um. A grande maioria nunca ou raramente teve comemoração com bolo e festa. Josina falou que sua comemoração era pegar uma enxada, por nas costas e ir pra roça. Nenê tinha como festa um caldeirão "desse tamanho", com inhame cozido com melado, para comemorar seu aniversário.
Nesse dia 26/07 também se comemora o Dia dos Avós. O tema foi colocado em discussão. Como é ser avô/ó?  Cada um tem um perfil.
Vamos aos salgadinhos  e docinhos. Esses, Mírian mesmo fez. 
Mas, teve também bolo e velinhas.
Esses três também fizeram aniversário neste mês. Entraram na festa sem pagar nada.
Agora Mirian conduziu uma dinâmica. Cada um pega uma bola de soprar, com a cor que simboliza o tipo de avô/avó que cada um é. Bola verde, ainda não é avô/ó mas tem esperança de ser...
Amarelo, um perfil de avô/ó que tudo permite ao neto. Vermelho, um perfil enérgico, que impõe limites, disciplina. Bola rosa quem somente tem netas. Laranja é festivo, brinca, faz farra com os netos. Roxo para aqueles que sentem saudades dos netos distantes.
Então, ao som de uma música de forró, vamos jogar as bolas para o alto e assumirmos todos os perfis de avô/ó.
"E lá se vai mais um dia...", como canta Milton Nascimento. Uma oração fecha a programação, bem alegre, por sinal.

Comentários

  1. Linda dinâmica. Parabéns a todos avós!

    ResponderExcluir
  2. Boa viagem!Vão com Deus,infelizmente eu não pude ir com vocês,mas já fiz minhas orações pra todos e também para as pessoas que vão recebê-los em Belisário,enfim para todos da cidade de BelisarioUm fraterno abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês