VENHA CONOSCO NUMA LITERAL IMERSÃO NA OBRA DE VAN GOGH

Vamos para o Shopping Morumbi. Sem confiar na memória, sempre fotografamos o local do estacionamento.

Muito chique esse shopping, mas não vou lhe mostrar nada aqui. Você tem muita coisa para ver e ler, numa belíssima exposição no piso G 4.
Será mesmo uma experiência imersiva. Vamos entrar, chegar perto, pisar nas obras desse grande pintor.
Corredores misteriosos e coloridos vão nos levar a coisas belíssimas.
Entrando no clima, lendo informações sobre esse gênio.
Theo foi seu irmão, com quem manteve uma forte relação, muitas delas através de cartas. Vou adiantar um pouco informações sobre Van Gogh, a partir de pesquisa no Wikipedia.
Vincent Willem Van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, em Zundert, nos Países Baixos, tendo falecido em 1890, aos 37 anos, na França. Foi um pintor pós-impressionista holandês. Uma das figuras mais famosas da arte ocidental. Criou mais de dois mil trabalhos em menos de dez anos incluindo 860 pinturas a óleo. “As suas obras incluem paisagens, natureza-morta, retratos e autorretratos, caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas, que contribuíram para as fundações da arte moderna e trouxeram distinção para o estilo do pintor.”

Temos alguma coisa em comum. Ambos somos filhos de pastor protestante (por favor, não confunda com pastor "evangélico"). Veja isso:
“Nascido numa família de classe média alta, Van Gogh começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como uma pessoa séria, quieta e pensativa. Trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajava frequentemente. Porém, entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Eventualmente, Van Gogh acabou por se voltar para a religião, tendo passado algum tempo como missionário protestante na Bélgica. Ao longo dos anos enfrentou problemas de saúde e solidão, até começar a pintar em 1881."

O seu irmão mais novo, Theo, apoiou-o financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura e prolífica correspondência ao longo da vida de ambos.
Durante a sua vida, Vincent teve episódios psicóticos e delírios, temendo pela sua estabilidade mental e negligenciando frequentemente a sua saúde física, por um lado, ao não manter uma alimentação regular e, por outro lado, bebendo muito. Sua amizade com Gauguin terminou numa briga que culminou com um ataque de fúria de Van Gogh, durante o qual, cortou parte de sua própria orelha esquerda com uma lâmina. Acabou por passar algum tempo internado em vários hospitais psiquiátricos.
Esse foi uma de suas mais valiosas obras.
Esse enorme salão é muito show. Sentado no chão ou em banco, você é colocado no meio de suas obras. As projeções vão se alternando nas paredes e no piso. Muito legal ver namorados sentados sobre elas, crianças correndo sobre as folhas e tentando pegar pássaros projetados.
Não tendo obtido sucesso nem reconhecimento durante sua vida, Van Gogh era encarado como um louco e um fracassado, conquistando alguma fama apenas após seu suicídio. O agravamento do seu estado de depressão, levou o pintor a disparar um revólver contra o seu próprio peito no dia 27 de julho de 1890, vindo a falecer.
A moça é o menino também é uma obra muito valorizada.
A principal fonte de informação, a qual ainda hoje nos permite ter uma maior compreensão sobre a vida e obra de Vincent van Gogh, é a correspondência trocada entre Vincent e Theo van Gogh, seu irmão mais novo. Existem aproximadamente 600 cartas de Vincent para Theo e cerca de 40 de Theo para seu irmão mais velho. Há também 22 cartas escritas para a sua irmã mais nova, Wil Van Gogh, 58, para o pintor Anthon Van Rappard, 22, para o pintor Émile Bernard e cartas individuais.
Foi uma experiência incrível para nós. Vou postar um vídeo a seguir.


Comentários

Posts mais visitados do último mês