VOLTANDO NO TEMPO, ATRAVÉS DE UMA VISITA À FAZENDA VISTA ALEGRE.

Isso foi na tarde de sábado. Rodamos por mais de 20km na direção de Valença, para voltamos a curtir essa beleza de fazenda, que guarda muita história em torno de si. Já nos hospedamos aqui há alguns anos, fizemos matéria no blog e dessa vez Marco e Helô aqui se hospedaram, já que nós optamos pela "Pousada Martinez", no centro da cidade.


Do site da Wikipedia resumi que "A Fazenda Vista Alegre oferece visitas históricas guiadas e lá desenvolvem um trabalho de treinamento para cavalos novos e de competição. Também disponibiliza sua área externa para diversos tipos de eventos sociais.
Os primórdios da fazenda têm origem em terras de sesmaria concedida a Inácio Paz Sardinha, em 1809, passando, posteriormente, para a família Pimentel. Um dos descendentes, capitão da Guarda Nacional, adquiriu em 1864 o título de Visconde de Pimentel."
O nosso grupo e outros turistas vão se juntando para uma visita guiada, previamente programada.
Essa linda foto, e algumas outras dessa matéria, são de Marco, que sabem muito bem fotografar o por do sol na Baía de Todos os Santos e as praias de Salvador. Todos os dias ele me manda uma.
Vamos passar aqui um bom tempo para um mergulho na história, partindo da chegada dos portugueses no século XVI.  Essa família é de Bom Jesus do Norte -RJ e ao meu lado o Eng. Roberto Machado.
Existem duas formas de conhecer História do Brasil e História Geral: entrar no Google ou consultar o Dr. Délio, um grande advogado que deixou o Rio, seu escritório de advocacia, a direção do Botafogo... para se fixar definitivamente nessa fazenda. Além do conhecimento, é uma pessoa de profunda delicadeza e sensibilidade. Da mesma forma, a sua esposa Vera, que você conhecerá daqui a pouco. 
Papo de engenheiros ferroviários, já que Dr. Roberto Machado foi também engenheiro de RFFSA e atualmente é Diretor da Manutenção de Supervia, empresa responsável pelas trens de subúrbio do Rio. Acompanho o sofrimento deles sendo vítimas da violência do subúrbio do Rio e dos frequentes furtos de cabos, provocando a paralisação do sistema e ainda levando porrada da mídia, como se incompetentes fossem, A gente viu bem isso na gestão do sistema Ferry Boat em Salvador.
Agora vamos nos deliciar com o conhecimento de outra figura super gentil, a Vera, esposa de Délio. 
Ela apresenta a sua casa, que também recebe hóspedes, contando cada detalhe do mobiliário e das obras de arte.
Procurando manter a originalidade de tudo. Uma criança que aqui visitou identificou esse cômodo com a sala da Xuxa, pelas cores rosa. 
Esse é o Visconde de Pimentel, antigo proprietário da Fazenda Vista Alegre, que foi muito conhecido pelo seu dinamismo, pela inovação de métodos e técnicas de produção rural, inicialmente dedicada ao plantio do café, e por sua notável atuação no campo das artes, da cultura e da tecnologia.  
O visconde também se destacou pelo seu espírito humanista, já que a Fazenda Vista Alegre possuía sua própria banda de música, composta por 27 escravos libertos pela Lei do Ventre Livre (1871). Essa banda se apresentava em todas as ocasiões festivas da região.
Um aspecto diferencial desta fazenda foi o ensino de música, artes teatrais e religião. Em sua propriedade nasceu a "Escola de Ingênuos", as crianças nascidas de mães escravas após a lei do Ventre Livre. Foi a primeira no país a alfabetizar filhos de escravos e crianças pobres das redondezas.
Tudo isso nos foi passado na aula dada pelo casal.
Disso Marco não gostou. Ele mora em Salvador, mas é natural de Santos Dumont-MG, terra de produção de queijos. Aqui aprendemos que a produção de queijos remonta anos ainda de formação do Brasil, com o leite sendo transportado em sacos impermeáveis que iam se batendo, amarrados na sela das mulas. Com o sacolejo virava queijos, que virou alimento. Essa fazenda recebeu imigrantes dinamarqueses que passaram a produzir os primeiros queijos de melhor qualidade. Essa vasilha tem registros disso.
Quando perguntado pelos empregados qual queijo seria embrulhado para a venda o gringo respondia com sotaque; "aquele do prato". Daí o nome "queijo prato", um produto criado para as condições climáticas desse país tropical.
Mais uma virtude de Dr. Délio; ele é um exímio cavaleiro e demonstra isso na visita guiada. E tem mais, a Fazenda Vista Alegre oferece treinamento especializado na formação de cavalos novos para competições nas modalidades olímpicas. A partir dos 4 anos de idade, esses cavalos são trabalhados em um ambiente campestre. Também é oferecido serviços de hospedagem para cavalos e a cocheira atende padrão internacional-(wikipedia)"

Uma exposição das medalhas que ele conquistou nas competições.
Essas vistas podem ser programadas e há uma cobrança de uma pequena taxa. Vale muito a pena. 








Comentários

  1. Que maravilha , Cléber. Já estou até planejando ir passar uma semana por lá. Vassouras e região já conheço , tenho até "doutorado" sobre a família Teixeira Leite (de Francisco, o Barão de Vassouras, avô de Eufrásia, amiga da Princesa Isabel e de extraordinária história). Gosto muito de uma Fazenda bem conservada e com um "landscape" bem cuidado e bonito pra gente fazer caminhadinhas ao ar livre ...

    ResponderExcluir
  2. Excelente todas essas informações sobre a visita à belíssima fazenda Vista Alegre. EU FIQUEI MARAVILHADA COM ESSA VISITA E VC SOUBE TRANSMITI-LA MUITO BEM...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês