FECHANDO A PROGRAMAÇÃO COM OS AMIGOS PELAS GERAES

Vou fechar com a ida nessa quinta para Lagoa Santa, para levar os amigos baianos Luiz Carlos e Cláudia ao aeroporto. 
A BR 356, que leva às  praias capixabas os mineiros que vêm da região de Lafaiete, ouro Preto, Viçosa... tem uns pontos absurdamente negativos e parece que insolúveis: asfalto interrompido, falta de pontes, trechos ainda de terra... Tudo isso entre Muriaé e Viçosa, desde a construção da BR.
Aqui o absurdo chega a ser surreal. Eu me assustei na direção ao passar, na semana passada, e dessa vez parei para fotografar uma enorme falha no asfalto, que joga o carro para o alto se não reduzir muito a velocidade.
Imagino que alguém de bom coração tenha colocado 3 placas como esta, avisando que o ponto pode matar algum ocupante de um veículo.
Não consigo imaginar que isso tenha sido obra do incompetente DENIT, que não conserta o problema tão grave e seria uma afronta o órgão colocar essas placas. Também sempre me pergunto onde está o Ministério Público Federal dessa região, que convive bem com essa irresponsabilidade.
Vamos em frente. Não pudemos passar direto por Lafaiete. Uma parada na casa dos amigos Luisa e Gérson, que estava aniversariando nesse dia. 
Muito bom rever a sobrinha  Ana Flávia e conhecer seu namorado Pedro. Hoje Dra Ana, Oftalmologista.
Da mesma forma em relação ao sobrinho,  hoje Dr. Fabrício, Psiquiatra. Esses meninos nasceram na mesma época que nossos filhos nessa cidade, assim como os de Luiz Carlos.
Saída para pegar a BR 040. Uma foto de nossa antiga casa, que era da RFFSA. É todo esse telhado que você está vendo. Nossas vistas se perdiam dentro da casa.
Eles somente embarcariam à noite e assim tínhamos tempo. Entramos em Congonhas.
Isso faz parte de minha história como engenheiro ferroviário. A via férrea impedia que ônibus e carros grandes chegassem lá no Santuário Bom Jesus do Matozinhos, a principal área de atração de turistas e romeiros. Uma obra de escoramento da linha foi feita, para abertura do vão e colocação dessa ponte. Que medo quando passou o primeiro trem no local, com as escoras de dormente balançando. Mas não caiu. 
Uma forte subida para chegar na Basílica. 
Belíssimo templo, com os 12 profetas no seu adro. Este conjunto de esculturas em pedra-sabão foi feito entre 1800 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho".
São eles: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Baruque, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Habacuque e Naum.

Nas seis capelas foram instaladas cenas da Paixão de Cristo.  Elas só foram construídas bem depois de terminada a igreja e apresentam sete dos Passos da Paixão.
1º Passo–Ceia, 2º Passo–Horto, 3º Passo–Prisão, 4º Passo–Flagelação e Coroação de Espinhos, 5º Passo–Subida ao Calvário ou Cruz-às-Costas, 6º Passo–Crucificação.
No interior das capelas  têm  66 estátuas que compõem o conjunto.

Somente visitei 2 capelas. O tempo corre em nosso desfavor. Um comércio com souvenires está instalado na rua ao lado. 
Adorávamos comer aqui, na Cova do Daniel. 
Uma entrada na Basílica. 
Incrível imaginar um artista deitado por sobre um tablado elevado, esculpindo peças e pintando esse teto.
Nesse salão romeiros deixam lembranças e preces pelas graças recebidas. 
Luiz Carlos me chama para ver algo aqui. Valeu a pena, não poderia perder isso.
Há 4 anos, a vereadora Patrícia Monteiro realiza em Congonhas a Exposição "Mães de Congonhas, Mulheres de Maio", homenageando mães que se destacam na sociedade. Pela primeira vez, esse ano a exposição está acontecendo no Salão de Confissões da Basílica e ficará até o dia 15 de maio. São 25 mães que recebem uma foto e um comentário narrando a sua história de vida.
Fernanda vai lhe falar mais no vídeo que vamos postar a seguir.
Ali um museu que visitamos da última vez que aqui estivemos, em março de 2016.
Já voltamos para a BR 040. Temos de passar por BH antes do rush. O anel rodoviário é tenebroso.
No finalzinho da tarde chegamos no condomínio do amigo Geraldo, em Lagoa Santa, para uma parada antes do embarque em Confins, aqui pertinho. 
Mírian não foi conosco. Deixei o casal no aeroporto, fui dormir na casa do meu irmão e ás 5h da manhã parti para Belisário. Depois do vídeo eu lhe mostro a sexta, num belo programa em Muriaé.

Comentários

Posts mais visitados do último mês