EMATER REALIZA UM DIA DE CAMPO NA PEDRA ALTA

Uma fugidinha da ornamentação do salão do GAB para o CARNABELI, onde Mirian ficou com a turminha do Projeto Mente Ativa, e partirmos na direção da Serra do Brigadeiro. Essa Boa Vista do Itajuru  não pode passar batida.

Chegamos no Centro Multiuso, local de realização do evento.

Um bom número de produtores rurais presentes.
Dois temas muito importantes para eles estão sendo abordados, estão ligados ao plantio do café.
Falou que é capacitação, seminário, congresso... Dr. Aloísio Rogério está presente. Ele valoriza muito o espírito associativo.
Representantes da Prefeitura presentes.
A futura fazendeira atenta e anotando tudo.
Adenilson é o coordenador da EMATER na região, quem me fez o convite. Silvan Vital é servidor da Secretaria de Agricultura e grande dinamizador do turismo na região.
Dr. Fernando é também da EMATER e está abordando a importância da análise do solo para o plantio. Destaca que um saco de adubo está custando o absurdo preço de 300,00. Um solo sem correção, tendo muita acidez, por excesso de alumínio, por exemplo, pode reter até 70% do fertilizante nele jogado. Ou seja, 210,00 é jogado fora. Com a análise o produtor sabe exatamente quantas gramas de adubo deve jogar no solo.
Ele também lembra ser também importante o uso de adubo orgânico, de preferência no mês de outubro, com o solo molhado, como o uso de palhas, para complementar a adubação e que a análise deve ser feita com antecedência, logo após a colheita do café. O mês de agosto é uma boa época para isso.
Eu aprendi coisas interessantes. Ignorante que sou no tema, nunca ouvi falar em adubação de pastagem e também que a produção dos grãos é proporcional à área de folhagem, ou seja, poucas folhas, poucos grãos. 
Os escritórios da EMATER recebem e encaminham as amostras de solo para análise. O preço pago por amostra, cerca de 25,00 é o que o laboratório cobra.
A Patrulha Rural também presente, através do Sargento Gomes e o Cabo Giovani. Muito importante essa interação.
Faça um esforço e leia essas receitas à base de café, que Áurea, também da EMATER me deu.
Adenilson conduz a segunda palestra sobre Cuidados na Colheita e Pós Colheita.
Em tempos de tecnologia nada se faz mais sem técnica. Esses encontros chamam  a atenção do produtor para isso. Repetir velhas práticas pode não ser o melhor.
Voltamos para o GAB. Tia Elaine, do balé, acabou sua aula e está dando uma força. 
E Claudiane também. Levo muita fé nessa mocinha, como futura liderança jovem de Belisário.
E essa galerinha é dez. A turma do Mente ativa é hoje o grupo mais consolidado do distrito. Está presente em tudo. 
Manezim e Ciro são parceiros nosso.
E eles também passaram aqui, após o evento. Sargento Gomes e Cabo Giovani. Vieram informar que estarão presentes dando moral no CARNABELI infantil,  e na apresentação do DJ Wagner, a partir das
 19 horas na frente do GAB.
 
Somos uma comunidade unida, lembrando que a FUNDARTE está nos apoiando em mais essa ação cultural. 
Opa! Uma boa notícia. Confirmada a presença de D. Nina Campos hoje em Beli, para essa festas, que tem o dedo, a mão e tudo dela, quando da criação de nosso carnaval.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês