EITA! QUE PROGRAMAÇO!

Saindo do condomínio do amigo Gê  de Castro,  em Lagoa Santa, na manhã de sábado.

Já lhe apresentei Luiz Carlos e Cláudia, amigos de Salvador. Os  3 somos engenheiros oriundos da ferrovia e nos conhecemos em Lafaiete, na década de 70, Nunca mais nos separamos. Também trabalhamos juntos no Sistema Ferry Boat, em Salvador. Com os baianos estamos iniciando um tour por Minas.

Direção BH.
Cidade Administrativa. Sede do Governo Mineiro.
Ao fundo a Serra do Curral que se refere à vila "Curral del Rei",  depois BH, a capital de Minas Gerais.
        São Paulo seria uma boa opção.
Mas não dessa vez. Vamos entrar aqui. Ambas as localidades fazem parte da história de vida dos 3 engenheiros, quando trabalhamos em Lafaiete. Luiz dava manutenção por aqui na área de eletrotécnica, Geraldo na área de manutenção de locomotivas e eu de linha férrea.
Esse pobre Rio Paraopeba sofreu horrores com o fatídico acidente de Brumadinho, sendo condutor de minério até o Rio Doce.
" Se essa linha, se essa linha ainda fosse minha. Eu mandava, eu mandava ladrilhar..."
]
Aqui o nosso destino.
Olha quanta gente! Ainda está chegando mais.
"O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto.  Está localizado em Brumadinho- MG,  a 60 quilômetros de Belo Horizonte. A instituição surgiu em 2004 para abrigar a coleção de Bernardo Paz, empresário da área de mineração e siderurgia."
Daqui por diante é somente beleza natural, arte, muitas cores...
Nenhuma obra ou galeria tem um nome. Apenas o do artista que a criou. Isso tem como objetivo deixar que o visitante entenda como quiser aquilo que está vendo. 
Esses painéis forma pintados com canetas.
Aquele painel plano passa a imagem de uma grande caixa.
No Inhotim  há espécies da flora de todos os continentes do mundo. 
Tudo coisa antiga. Os carros, claro.
Esses enormes bancos em troncos de árvores estão espalhados por todo o museu.
Muitas praças como esta. Você recebe um mapa para se perder menos por aqui. A toda hora alguém do grupo liga para o celular do outro: vocês  estão onde? Como eu chego aí?
Linda essa galeria.
Muito legal encontrar "Marquinhos Pestana" ou "Pestaninha", um grande líder de estudantes e depois de professores em JF, se tornando Deputado Federal Marcus Pestana, com brilhante carreira política. O que nos uniu no passado foi a sua liderança sobre o diretório do PSDB em JF, quando o "garoto" Marquinhos já se mostrava um grande líder. Éramos filiados ao partido, com entusiasmada  militância. Era grande rivalidade PT x PSDB e ele continha os ânimos. Só que a gente brigava nos comícios e passeatas e éramos todos amigos logo a seguir. Lamentável que hoje isso não seja mais possível, com essa estúpida polarização de extremos fanáticos.
Pestana prometeu que um dia vai levar os netos nas cachoeiras de Belisário.
Voltemos ao  museu.
Aqui o artista é o vento. Ele decide que figura  formar com essas bolas soltas sobre a água. 
Muito chique essa obra que simboliza... Você decide.

Eu já conhecia Inhotim, à época em outro formato. Esse era o espaço que eu sempre gostei. Um belíssimo coral é ouvido, com vozes masculinas de soprano, contralto, baixo e tenor saindo por essas caixas. Andando você vai ouvindo cada uma e no centro se arrepia com a harmonia de todas.
Quando aqui estive da última vez era uma orquestra.
Vamos em frente!
Parada para descanso em mais um "banquinho de tora de árvore..
Unidos forever, até que a morte nos separe.
Almoço em um dos muitos restaurantes disponíveis. 
Essa obra passa a você a ideia de ....
Espelho perverso.
Muito chique essa outra obra.
Com pensamento criativo essa obra passa um zilhão de coisas. 
Para nós baianos essa galeria é forte, com fotos de Miguel Rio Branco retratando a realidade do "Maciel", no  Pelourinho, em seus tempos de absoluta decadência em 1979, àquela época área de prostituição e decadência humana.  Tem outras salas ainda mais fortes.
Agora leveza. Mirian sempre fala isso. Inhotim tem essas áreas para vocês se descontrair e depois voltar a se concentrar nas obras de arte.
É ruim que eu iria pra casa sem antes passar na "minha" estação de Brumadinho, onde estive por, diversas vezes, atendendo acidentes e ocorrências ferroviárias. 
Paixão antiga e bem resolvida.
Uma voltinha pela Lagoa da Pampulha para Cláudia conhecer. Não dá para lhe mostrar mais, pois a matéria está grande e você é meio preguiçoso. 
O tour está só começando.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês