DOMINGO É DIA DE FEIRA

Dormimos na casa do meu irmão Clésio, em Venda Nova,  no sábado. Mas no domingo cedo #partimos Lagoa Santa.  Em tempos de adolescência/juventude, nesse imenso quintal aprontávamos todas. Moramos muito anos nesse bairro em BH.
Fomos pegar os amigos em Lagoa Santa e partimos para o centro de BH. Passando pela belíssima estação ferroviária.
Estacionamento fácil na Rua da Bahia, pertinho da feira de artesanatos, que acontece aos domingos ao longo da Avenida Afonso Pena. São muitas barracas em fila dupla sobre as duas pistas da avenida.
Sol muito forte, mas vamos encarar.
Bichinhos de pelúcia...
Tem de tudo, inclusive muitas obras de artes.
Tem gente boa trabalhando enquanto outros se divertem. Essa moça é a Aline, que andava com 4 cachorros pela feira, oferecendo-os para adoção. Ela e a equipe que a acompanha são protetoras da animais e participam do Projeto Vida Animal Serra, que funciona no Bairro Serra. Eles pegam os animais, tratam, vacinam e levam para a adoção. 
"Somos um grupo de protetores independentes no Aglomerado da Serra que se uniu para lutar por uma causa em comum a "CAUSA ANIMAL". Nosso trabalho consiste em ajudar animais desfavorecidos (de rua), dentro de nossas limitações.
Não somo ONG pois não temos um lugar físico, atuamos virtualmente através de redes sociais. WhatsApp, Instragram e Facebook e dependemos de doações para continuarmos com o nosso projeto."

Um quadro "Última Ceia" estilizado...
Outro retratando o momento, da forma mais tradicional.
Peças e utensílios em madeira...
Epa! Tem trenzinho saindo do túnel.
Vamos andando. Muita coisa para ver.
A Afonso Pena é rica em prédios históricos e tombados. À esquerda o Tribunal de Justiça, inaugurado em 1912.
Nesse trecho da Álvares Cabral só a parte de alimentação. Muita gente no local.
A famosa Igreja de São José, inaugurada também em 1912.
O pirulito da Praça Sete tem muitas histórias. Aqui tudo acontece. Protestos, políticos, comemorações de campeonatos pelo Galo, roubos de carteiras e celulares...
Adoro esses artistas de rua. Colaboro com a sua caixinha antes de fotografar.
Com direito a uma mensagem. A minha foi essa. 
Mirian amou essa cadeira.
Mais área de comilança, agora na parte baixa da Rua Espirito Santo.
Essas pinturas em prédios humanizam as cidades.
Agora calçados diversos.
Claro que não mostramos muitas coisas como roupas de adultos, de bebês, objetos de decoração, muitas bijuterias...
Já por volta das 14 fomos almoçar e marcamos com os sobrinhos Rafael e Carol, Flavinha e Víctor. Foi um ótimo encontro.
Uma paradinha para um sorvete nessa casa, que está relacionada com um programa imperdível na capital. Exagero essa indicação.
Uma reverência ao Galo, passando defronte à sua sede.
Hora de ir para casa? Nada disso. No caminho entramos na Lagoa da Pampulha, na hora do por do sol.
A Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha foi inaugurada em 1943, sendo o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, e o cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
É considerada a obra-prima do conjunto, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares, com preponderância da plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcantes.
As linhas curvas da igreja seduziram artistas e arquitetos, mas escandalizaram o acanhado ambiente cultural da cidade, de tal forma, que as autoridades eclesiásticas não permitiram, por muitos anos, a consagração da capela devido à sua forma inusitada e ao painel de Portinari onde se vê um cachorro representando um lobo junto à São Francisco de Assis, a igreja permaneceu durante catorze anos proibida ao culto. Aos olhos do arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral a igrejinha era apenas um galpão."
E agora vamos parar de zoeira? Ainda não.  Ao lado do condomínio tem o Mercadão Internacional de Lagoa Santa. Já mostrei isso aqui. Paramos lá antes de irmos para casa.
Muita gente por lá, com duas apresentações musicais em pontos diferentes. A área é muito grande.
Sempre há novidades. Agora tem uma galeria Dr. Peter Lund, o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil. A região de Lagoa Santa é rica em grutas onde muitos fósseis foram por ele estudados.
Um grande público com essa banda na área aberta do Mercadão.
A restauração desse Boeing 737-300 está demorando.
Tudo indica que nele funcionará um restaurante.
Agora sim, vamos para casa. Temos ainda muito chão pela frente

Comentários

  1. Amo vocês 🤩💝 como sou uma aventureira, viajo junto com vocês 🤩 em cada postagem e muito gratificante ver um casal que sabe aproveitar a vida,desejo a vocês muita saúde e vida longa para me proporcionar momentos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, enquanto vejo o seu blog Cléber, passeio em companhia de vocês. Abraços, muito agradecida.

    ResponderExcluir
  3. Realmente , viajo com vocês ! Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês