UM EVENTO ESPECIAL EM ITAMURI NESSA SEXTA

A convite da professora Célia e da secretária Dayse Anne, da Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos,  descemos os 16 km da serra para chegar em Itamuri, distrito vizinho. Estava marcado para as 16 horas e chegamos na hora certa.

A Escola Estadual está com uma programação especial, comemorando 112 anos de criação.

Aquele gostoso ambiente de festa, próprio de uma escola, e este com um gosto muitíssimo especial. É o primeiro evento desde a decretação da pandemia no Brasil. A garotada não via essa hora.
A diretora Magaly faz a abertura.
Vamos ver a moçada.
E essa turma em destaque? Vamos explicar: a escola, leva o nome do Coronel Francisco Gomes Campos e assim parte de sua família foi convidada a estar presente. Mirian é bisneta, Regina é neta, assim como Madalena. Dr. Vôlnei é marido de Madalena.
Um histórico da escola é lido mostrando a vida do "Coronel Chico Gomes", um homem à frente de seu tempo.
Ele foi eleito vereador pela região e morou por muitos anos na Fazenda da Floresta, em Itamuri e frequentou muito Belisário, onde moraram quatro de seu filhos.
Valorizava muito a educação, tendo doado o terreno para construir essa escola. Na sua fazenda também abriu uma escola.
Incentivava a cultura, tocava violão e gostava de organizar festas. Também valorizava muito a religião, sendo um fervoroso católico. 
Em Belisário, juntamente com o seu genro João Braga, construiu uma usina de geração de energia elétrica trazendo a luz para o distrito e investimentos em saneamento básico.
Também  trouxe o cartório para Belisário.
Sobre a escola, criada em 1910, nela somente podiam estudar alunos do sexo masculino. Somente em 1917 as meninas puderam passar a nela se matricular. Recebeu o nome de "Escolas Reunidas Coronel Francisco Gomes Campos" em 1967. No ano de 2000 recebeu o Ensino Médio.
Foram 11 as diretoras da escola, sendo a atual a Professora  Magaly Netto de Almeida Castro.
Através dessa turma uma homenagem a todos os que trabalham na escola. Limpeza, cozinha, secretaria, professoras, diretoria ...
A turma da Professora Márcia também tem a sua participação. 
Uma turma montada no palco faz as perguntas aos descendentes do Coronel. 
Madalena, Regina e Mirian respondem perguntas a elas dirigidas, elaboradas pela turma da professora Célia, embora nenhuma tenha convivido diretamente com ele, pela idade delas.
Com um happy essa turma fez a paródia de uma música, também homenageando a escola.
 
Maria Júlia e Geovana quiseram uma foto com a família Gomes Campos.
É muito gostosa a efervescência da saída de uma escola.
Uma foto da Igreja N. Senhora da Glória, antes de partirmos.
Não se pode perder a história das instituições, lugares, família... Isso é base para o futuro destas.
Apenas lembrando que a praça da Matriz em Belisário, leva também o nome do Coronel Francisco Gomes Campos.

Comentários

  1. O estudo da História é mesmo para continuar a ser ser pesquisada, lembrada, festejada e vivida , como fez a Escola de Itamuri, celebrando seus 112 anos de existência. Gostei muito da ideia do convite a pessoas do vizinho Belisário e das perguntas que lhes foram feitas sobre a pessoa do Coronel Francisco Gomes Campos. São familiares já de 3ª e 4ª geração, uma vez que o Coronel já é falecido desde 20-12-1949. Parabéns à Escola Coronel Francisco Gomes Campos, de Itamuri !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês