COM FESTA BELISÁRIO SE DESPEDE DE DR. HUMBERTO

Tive o cuidado na hora de escolher o título da matéria. Quando começo "Belisário se despede de..." o motivo é morte. Para evitar isso, iniciei com a palavra "festa".
Quando estávamos na rua esperando a chegada do médico o compadre Tuti passou e nos questionou: "estão fazendo festa? Na verdade Belisário vai entrar em luto".
A turma do Projeto Mente Ativa foi convidada. Como sempre, compareceu.
Vamos vendo quem estava lá.
Opa! O homenageado acaba de chegar, com cara de espanto. Ele não sabia disso.
É recebido com palmas.
Gilceia trouxe uma palavra de saudação e agradecimentos ao Dr. Humberto, em nome da comunidade.
Todos querem abraçá-lo.
Ouvi muitas histórias de reconhecimento de seu trabalho. Ouvi de uma pessoa, que me pediu para não identificá-la, a sua gratidão a ele, pela sua competência em identificar um problema que tinha de sudorese excessiva e desagradável, pintas diversas pelo corpo e até mesmo um problema no pé. Além de clínico geral, Dr. Humberto é dermatologista.  
Vamos ouvi-lo...
Entrei em cena apenas para dar-lhe um pouco de ar, tomado que foi pela emoção. Muito ético, não abordou os motivos de seu afastamento de Muriaé, para passar a trabalhar numa UBS no município de Patrocínio do  Muriaé.
Falou de sua dor em deixar essa comunidade amiga, onde ficou por 4 anos e fez muitos amigos. Falou de seu desejo de um dia voltar. Claro que isso poderá ser possível. Afinal ele deixou uma porta escancarada para isso.. 
Mais abraços...
Mirian lamentou não ter convivido com ele. Isso iria acontecer num belíssimo evento que ele pretendia organizar, em parceria com o GAB, mas que foi "abortado" por motivos alheios à vontade dele e de sua equipe. 
E essas duas? São as em breve a dra. Carol, de branco, e a dra. Gabriele. Ambas estudam Medicina em  Muriaé, sendo Carol de Além Paraíba, minha terra de moleque levado e Gabriele de Miraí.
Elas têm atendido na nossa UBS, formando equipe com Dr. Humberto e também gostam muito de trabalhar aqui.
Um belo lanche foi preparado por alguns voluntários da comunidade.
Olha que equipe bonita! São muito dedicadas e Belisário tem orgulho de sua UBS.
Uma foto oficial do evento.
A enfermeira Natayna é a coordenadora da UBS-Belisário.
Ludimila, que também é fã de Dr. Humberto,  Lurdinha,  muito amiga dele e integra a sua equipe e as duas acadêmicas de medicina, com Mirian.
A fisioterapeuta Camila também não resistiu ao choro na despedida.
Uma grande perda para Belisário. Dr. Humberto teve uma melhor proposta da prefeitura de Patrocínio do Muriaé, após não ter visto cumprir a proposta que lhe foi feita pela Secretaria de Saúde de Muriáe, quando comunicou a sua saída, já há algumas semanas, em termos salariais e de carga de trabalho. Lamentável isso. Combinado não é caro.
Para suprir deficiências na UBS, não deixando a comunidade em situação difícil, muitas vezes comprou do próprio bolso material para atender aqui seus pacientes. Fica no ar a esperança de que um dia ele volte.
A expectativa agora da comunidade, afastada 33 km da sede do município, é a de que um substituto seja mandado para atender o distrito, de forma que essa saída não seja ainda mais grave para Belisário.

Comentários

  1. Hoje foi um dia de tristeza para a nossa comunidade belisariense com a perda de um médico tão estimado humano e competente. Nosso distrito é o mais distante de Muriaé, com um grande número de idosos e moradores da zona rural e perder Dr. Humberto significa um grande prejuízo emocional para aqueles que são acompanhados por ele, por tantos anos e que conhecem a história de cada um. O pior é sentir que o sentimento de tristeza também é dele, por se sentir amado aqui e amar também trabalhar em nosso lugar e estar por questões adversas à sua vontade tendo que se despedir.
    Sentimos que a Secretaria de Saúde demonstrou descaso e desrespeito para com o profissional e com a comunidade. Esperamos que algo seja feito para reparar tal erro.
    Mirian Sigiliano Paradela

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho em ser irmã do Dr. Humberto, perceber que ele é muito querido nas comunidades em que passa é muito gratificante para nossa família.

    ResponderExcluir
  3. Que pena! Mas, nova porta se abrirá para um outro grande médico, como o Dr. Humberto. Lembremos o horror que foi a saída do também queridíssimo Dr. Paulo Alvarenga. Acredito na atual Prefeitura de Muriaé e logo, logo, esse assunto será resolvido e o povo de Belisário voltará a ser amparado na sua saúde. BELISÁRIO
    é um distrito especial, que, por causa da distância da sede do município de Muriaé,
    e da dificuldade de comunicação e transporte, sem um médico especialmente dedicado, fica muito desvalido, muito desamparado nos seus problemas de saúde.

    ResponderExcluir
  4. Fará muita falta para a comunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês